Perda de vacinas será investigado, declara Ministro Onyx Lorenzoni

O Ministro Onyx Lorenzoni, atual Ministro de Estado Chefe da Secretária-geral da Presidência da República, concedeu uma entrevista na manhã desta sexta-feira (9) entrevista para o programa 102.7 em Notícias do Sistema Medianeira de rádios. Entre os assuntos tratados o Ministro destacou a importância de nesse momento superar a pandemia e obter crescimento a nível mundial em diversos setores, mas principalmente na saúde, educação e economia.

Recentemente o Ministro era o titular da pasta da Cidadania, e esteve diretamente envolvido com o auxílio emergencial, quando o programa ainda era planejado e virou um dos benefícios que buscam ajudar famílias de baixa renda que sofrem com a pandemia.
Atualmente o ministro cuida de todos os atos, decreto ouprojeto de lei, que o presidente vá assinar. Toda a parte de legislação, a parte jurídica do governo passa através da sub-chefia de assuntos jurídicos, está subordinada também a Secretária-geral. Também é de responsabilidade do Ministro a pasta que trata da modernização do estado brasileiro. Onyz reforçou que não importa a casa ministerial que se atue, o foco sempre deve ser o de pensar no bem-estar e crescimento do país.
Outro assunto pautado foram as declarações do Ministro em razão dos trabalhos executados pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Mas Lorenzoni preferiu apenas explicar os últimos acontecimentos e reforçar que entre estados e governo federal deve sempre prevalecer o diálogo e respeito entre ambos os lados.
O principal assunto que foi debatido, vem ao encontro de informações que surgiram aqui em Santa Maria, mais especifico, na Câmara de Vereadores Municipal. Na última sessão plenária ocorrida quinta-feira (8), o vereador Tubias Callil (MDB), trouxe dados de que teria sumido algumas doses de vacina em nosso município. A sessão ficou marcada então pela presença do Secretário de Saúde Municipal, Guilherme Ribas, que foi ao parlamento conversar com os vereadores e esclarecer qualquer dúvida que existisse. Ribas inclusive explicou que na bula das vacinas estava descrito que cada frasco deveria render 10 doses, mas estaria dando para extrair de oito a nove doses apenas. Segundo o secretário, sempre que o problema ocorre é aberto um formulário de ocorrência que é encaminhado à Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Ministério da Saúde. A vacina que estaria apresentando essa perda seria a Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan contra covid-19.
Foi então abordado com o Ministro esse mesmo assunto, ao qual Onyx se mostrou surpreso com o ocorrido. “Nunca havia chegado até mim nada a respeito desse problema, essa foi a primeira vez que ouço falar que poderia ter um carregamento menor nos frascos de vacina”, diz.
Lorenzoni explicou que vai levar esse questionamento direto ao Ministério da Saúde, e que diariamente são encaminhadas algumas dúvidas sobre as vacinas, mas nada se compara a esse problema. O Ministro até reforçou que problemas podem haver no momento de preenchimento dos frascos, mas que até o presente momento ainda não havia chegado diretamente a ele relatos com esse tipo de falha.
“Isso é muito sério, algo grave que pode estar ocorrendo”, destacou Lorenzoni, uma informação desse tipo ao chegar até o governo deve ser investigada com muita seriedade. Vamos seguir alguns protocolos como ir até o responsável por embalar as vacinas e fazer as devidas cobranças e ajustes. Vamos investigar e procurar solucionar esse problema, tendo em vista que a vacinação no Brasil é algo que está salvando vidas e devemos ter total responsabilidade para que falhas desse tipo não sejam cometidas, completou o Ministro Onyx Lorenzoni.

Foto destaque: Jornal de Brasília

Informações: Central de Jornalismo da Medianeira 102.7

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423