Ministro Marcos Pontes destaca a importância da ciência no combate à Covid-19

O Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes, conversou com a central de jornalismo do Sistema Medianeira de rádios. Pontes é conhecido por ser o único brasileiro a ir ao espaço e o primeiro astronauta e cosmonauta profissional a representar oficialmente um país do Hemisfério Sul no espaço.
Desde janeiro de 2019, atuando dentro do governo de Jair Messias Bolsonaro, assumiu em um primeiro momento o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em 2020 passou a ser o titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a missão de gerir o protagonismo estratégico da Ciência, Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento do país, promovendo políticas públicas para a produção de conhecimento, riquezas para o país e qualidade de vida para os brasileiros.
Além disso, atuando como ministro, Pontes incentiva o estabelecimento de cooperações nacionais e internacionais para estimular a popularização e promoção do estudo da ciência, tecnologia e inovação junto às crianças e jovens onde, segundo Pontes, é o caminho para transformar o conhecimento científico em riquezas para o país e impulsionar o desenvolvimento tecnológico, social e econômico do Brasil.
Pontes declara ser um grande desafio integrar esse importante Ministério, “é um trabalho ministerial que pela sua transversalidade está em constante dialogo com outros Ministérios como da Agricultura, Infraestrutura e principalmente, nesse momento de pandemia com trabalhos intensos com o Ministério da Saúde”.
Questionado sobre o trabalho da ciência num momento pandêmico que estamos vivendo, Pontes afirmou que “A ciência é a única arma que temos para vencer o vírus”, o Ministro ainda destacou que o Ministério da Ciência e da Saúde contam atualmente com cientistas de altíssimo gabarito e o país segue investindo em estudos para novos medicamentos, tratamentos, e com trabalhos voltados a pesquisa do sequenciamento genético. Atualmente na pandemia cerca de 70% do sequenciamento genético do vírus da covid foi trabalhado por equipes do ministério da ciência em parceria com o Ministério da saúde, completou o Ministro.
As parcerias entre os Ministérios criaram projetos como, por exemplo, testes de Covid, equipamentos de proteção e investimentos em vacinas e produção de insumos totalmente com verbas nacionais.
Com relação aos investimentos para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Ponte se mostra preocupado em razão que desde 2013 o orçamento começou a sofrer com reduções e esses cortes precisam ser alterados, “Eu já tenho conversado diretamente com o congresso nacional para que o orçamento do ministério melhore para 2022 todos os ministérios estão com dificuldades orçamentarias mas a gente reconhece que a ciência e tecnologia elas ajudam o país a sair da pandemia e recuperar o Brasil no setor econômico”, diz.
Marcos Pontes estará na região central em Julho, o Ministro é presença confirmada no “IV Congresso Internacional: Formação & Tecnologia Humana – A Educação do Futuro já começou” que será realizado no Recanto Maestro, em Restinga Sêca. O evento ocorrerá nos dias 2 e 3 de julho, em formato híbrido e gratuito.

Central de Jornalismo 102.7

Foto destaque: Governo Federal

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423