Rua do Acampamento terá ônibus no sentido oposto nesta terça-feira

Motoristas que trafegarem pela região central de Santa Maria na tarde desta terça-feira (5) precisam ficar atentos. A partir das 15h, haverá interrupção no trânsito na esquina da Rua Venâncio Aires com a Avenida Rio Branco. A intervenção vai durar cerca de uma hora e ocorrerá para que alternativas de itinerários de ônibus sejam testadas. A iniciativa faz parte de um estudo elaborado pela empresa Prócidades, de Porto Alegre, contratada pelo Município para elaborar o Termo de Referência para a licitação do transporte coletivo. A interrupção não será contínua, ou seja, haverá momentos nos quais o fluxo de veículos será liberado durante o período estipulado pela o teste. Agentes de trânsito irão acompanhar a intervenção.

O estudo tem o objetivo de pensar formas de diminuir o custo de operação do transporte coletivo, reduzindo a quilometragem percorrida pelos ônibus.  De acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana da Prefeitura, a ideia é testar um roteiro no qual o ônibus subirá a Rua Astrogildo de Azevedo, em direção à Rua do Acampamento, dobrando à esquerda para ingressar no viaduto Evandro Behr e seguindo até a Avenida Rio Branco, ou seja, na contramão do fluxo de trânsito permitido atualmente. O trecho da Rua do Acampamento, entre as ruas Astrogildo de Azevedo e Venâncio Aires, pelo qual ônibus se movimentará na contramão, estará sinalizado com cones. Uma vez na Venâncio Aires, o veículo dobrará à direita e, após, à esquerda, para ingressar na Avenida Rio Branco, conforme o fluxo habitual.

Ainda durante a tarde desta terça-feira, na mesma faixa de horário, a Superintendência de Mobilidade Urbana estuda realizar um segundo teste, no qual o ônibus sairá da Rua André Marques, subirá até a Rua Venâncio Aires e seguirá em direção à Avenida Rio Branco, também no fluxo invertido do trânsito. As vias também estarão sinalizadas com cones.  

As atividades utilizarão dois ônibus para que seja averiguada a possibilidade de cruzamento entre ambos, em um mesmo espaço, no sentido contrário. É necessário, ver, por exemplo, se a via tem espaço físico para suportar o cruzamento dos dois ônibus um ao lado do outro. As iniciativas ocorrerão somente uma vez em cada um dos trechos.

Em princípio, o estudo da Pró-Cidades não prevê outros testes além desses em Santa Maria. As análises também fazem parte da elaboração do Plano Diretor do Transporte Coletivo.

*Informações e foto destaque: Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423