Saiba a posição da prefeitura, sobre o retorno das atividades comerciais em Santa Maria

Mantendo a postura adotada desde o início desta pandemia com os mais diversos setores do Município, marcada pelo diálogo, a Prefeitura de Santa Maria esteve reunida, na manhã deste sábado (20), com representantes de 10 entidades empresariais de Santa Maria. Na ocasião, durante cerca de duas horas, o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, expuseram o posicionamento da gestão em relação aos mais recentes Decretos Estaduais que regram o funcionamento das atividades econômicas na pandemia. O encontro ocorreu na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). 

No encontro, Decimo e Falk também comunicaram que Santa Maria irá aderir ao sistema de cogestão, que permite aos municípios adotarem regras da bandeira vermelha mesmo durante a vigência da bandeira preta em todo o Rio Grande do Sul. Entretanto, a adoção de regras mais flexíveis ainda não é possível porque, na noite de sexta-feira (19), uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado suspendeu o retorno da gestão compartilhada do Modelo de Distanciamento Controlado, como havia sido anunciado pelo governador Eduardo Leite no mesmo dia. 

No entanto, a Prefeitura de Santa Maria defende o retorno das atividades do setor produtivo de forma segura e organizada, dentro dos preceitos legais. Ou seja, não apoiará o retorno mediante vigência da atual liminar concedida pela Justiça que proíbe flexibilizações na bandeira preta. Nesse sentido, a Administração Municipal aguardará possíveis desdobramentos na esfera judicial caso haja recurso por parte do Estado. A cogestão será adotada em Santa Maria, desde que dentro da lei.

A reunião deste sábado foi considerada positiva pela Prefeitura, que também pôde ouvir dos empresários quais são as principais demandas do setor produtivo no momento. Além disso, o vice-prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico também já se reuniram com o Sindicato dos Comerciários, que representa os trabalhadores, assim como com os representantes dos shopping centers.

Informações: Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423