Alerta de Fake News | É falsa mensagem sobre chegada de frio extremo ao estado

O Rio Grande do Sul registrou nos últimos dias uma série de temperaturas mínimas extremamente baixas e até mesmo queda de neve nos pontos mais altos do seu território. Porém, é falsa a mensagem — amplamente divulgada via WhatsApp — de que o Estado registrará temperatura entre -7°C e -12°C na próxima semana. De acordo com a Somar Meteorologia, o texto compartilhado não condiz com a realidade, já que os prognósticos apontam para o arrefecimento do frio.

A mensagem diz que “a partir do dia 4 de julho — principalmente, de 5 a 7 de julho — uma potente massa de ar polar avança pelo sul do Brasil, como não se via há 50 anos”.  

Carine Gama, meteorologista da Somar, explica que o território gaúcho vem sendo atravessado por uma potente massa de ar polar, mas essa condição já está perdendo força:  

— Tanto que, na sexta-feira (2), já não deve ter localidade com registro de neve. Se houver, somente os municípios localizados em pontos mais elevados do mapa, como a Serra, devem ter formação de geada.  

Em outro trecho do comunicado falso que circula pelas redes sociais é dito que haverá “temperaturas negativas generalizadas e geada de forte intensidade. A região de Santa Maria, Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo poderá registrar entre -7°C e -12°C”.  Carine explica que isso não é apontado pelos prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  

— Com a queda na intensidade dessa massa de ar polar, teremos o gradativo aumento das temperaturas, mas elas ficarão, obviamente, dentro do padrão de temperaturas de inverno. Em Santa Maria, na Região Central, entre os dias 4 e 7 de julho, as mínimas ficarão entre 9°C e 10°C e as máximas alcançarão de 18°C a 22°C. Já em Ijuí, no noroeste gaúcho, a variação será um pouco mais alta. A temperatura mais baixa ficará na faixa dos 13°C e a mais elevada, em 25°C. Do centro-oeste brasileiro até o sul do país, ficaremos sob a influência de uma massa de ar seco a partir do final de semana. Não há a mínima chance de termos frio extremo — sentencia a meteorologista da Somar.

Por fim, a mensagem afirma que “na serra gaúcha e na catarinense não se descartam temperaturas de até -19°C”. Carine alerta para que as pessoas não acreditem no comunicado que circula no WhatsApp: 

— É fake news e as pessoas não devem levar a sério. 

Informações: GZH

Foto destaque: Lauro Alves / Agencia RBS

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423