Após 4 anos, Caminhão do Peixe volta a funcionar em Santa Maria

Nesta sexta-feira (21), o Caminhão do Peixe voltará a ofertar a produção local à população de Santa Maria. O evento de relançamento ocorrerá na Praça João Pedro Menna Barreto, mais conhecida como Praça dos Bombeiros, no Centro, a partir das 7h30min.

De acordo com o superintendente de assistência técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini, serão ofertadas, na ocasião, carpas-capim, prateadas, cabeça-grande e húngara. Os clientes poderão escolher se preferem levar o peixe inteiro, em postas (fatias) ou filetados (filés). Eventualmente, o caminhão vai ofertar, também, peixes jundiá, tilápia e traíra, entre outros.

Na segunda-feira (17), foi feito o abate experimental dos peixes junto à agroindústria certificada pela Prefeitura e credenciada junto ao Executivo Municipal. Os peixes foram entregues para o Restaurante Popular e também para alguns clientes particulares. A produção vem, principalmente, do distrito de Boca do Monte.

Novo abate ocorrerá para que os peixes ofertados na sexta-feira estejam frescos para a população.

Histórico

Desativado desde 2016, o Caminhão do Peixe só pôde voltar à operação depois que a Prefeitura de Santa Maria resolveu três entraves que impediam isso.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o primeiro deles foi com uma peça responsável pela refrigeração. Após, com a documentação. Por último, com o frigorífico responsável pelo abate.

“Agora, todos os problemas foram resolvidos. O caminhão foi consertado, a documentação está em dia, e temos um local certificado, com registro no serviço de inspeção do Município, para o abate legal. Sendo assim, temos o produtor, o local para abater e o local para a comercialização”, explicou o secretário Menna Barreto.

A produção local de peixes recebe fomento municipal dentro dos programas de incentivo da secretaria. De 2009 até 2019, a produção aumentou de 40 toneladas por ano para 200 toneladas por ano.

Antes, a produção era comercializada exclusivamente durante a Feira do Peixe Vivo, na ocasião da Semana Santa. Hoje, outros eventos recebem a oferta, e os peixes são comercializados, inclusive, para fora de Santa Maria.

O Caminhão do Peixe é mais uma possibilidade de mostrar a produção local e a fonte de renda para o produtor.

Cronograma

O Caminhão do Peixe vai circular por toda a cidade para que quem vive em todas as regiões da cidade possa experimentar a produção local. O cronograma – com dias, horários e locais – será divulgado semanalmente.

Texto e Imagem: PMSM

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423