Aproximadamente 2 mil estudantes participaram da chamada oral da UFSM

Desde quarta (12) até esta sexta-feira (14) a UFSM recebe, no campus de Santa Maria, estudantes que buscam garantir sua matrícula na Instituição a partir dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020. Nos dois primeiros dias, aproximadamente dois mil estudantes compareceram. A expectativa para os três dias é de cerca de três mil candidatos. Na próxima semana, o processo será realizado nos demais campi.

A chamada oral para o preenchimento das vagas do semestre que inicia no dia 9 de março ocorreu duas semanas após a primeira chamada, a regular. “Essa segunda chamada, a chamada oral, iniciamos com um pouco menos de vagas, porque nós tivemos um bom preenchimento na chamada regular, cerca de 50%. A chamada oral já é um método consolidado. É um método inclusive que a UFSM exportou para outra instituições”, afirma o pró-reitor adjunto de Graduação, Jerônimo Tybusch.

São, ao todo, 72 cursos com vagas para a seleção em segunda chamada, divididos pelos três dias conforme o centro de ensino. O Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Centro de Educação (CE) e Centro de Artes e Letras (CAL) tiveram seus cursos com vagas abertas no primeiro dia. O Centro de Educação Física e Desporto (CEFD), Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e Centro de Ciências da Saúde (CCS), no segundo. Nesta sexta-feira, a seleção é para os cursos do Colégio Politécnico, Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Rurais (CCR) e Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism).

Durante os três dias, os portões que dão acesso ao Centro de Convenções, local de realização do processo no campus sede, são abertos às 14h e fechados às 16h. Os alunos, portanto, têm esse período para entrar, fazer a habilitação para concorrer às vagas e se dirigir ao espaço onde ocorre a chamada. A chamada oral inicia a partir das 16h e segue até a hora em que todos os cursos forem chamados.

Na chamada oral desse ano, diferentemente da chamada regular, os acompanhantes não puderam entrar junto com os alunos porque, segundo Jerônimo, houve um excesso de lotação na primeira chamada e não haveria espaço para todos no Centro de Convenções.

O edital da chamada oral, a lista de espera e o quadro de vagas podem ser conferidos no site SiSU/UFSM.

Texto e Foto: Agência de Notícias

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423