Associação Italiana de Santa Maria é vencedora da 7ª Edição do Edital Culturas Populares

A Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, lançou a 7ª Edição do Edital Culturas Populares, neste ano destinou R$ 5 milhões para 250 iniciativas que visam fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e tradicional de todo o Brasil.  Entre as entidades ganhadoras esta a Associação Italiana de Santa Maria (AISM).

A associação italiana santamariense indicou alguns dos eventos realizados nos últimos anos, entre eles: a apresentação do grupo de teatro italiano “Le Arti Per Via”, o curso de Mosaico Artístico, o projeto “Serata Cultural”, o programa “L’incontro con l’Aism”, o intercâmbio com escolas de língua e cultura italiana da Itália, a Certificação Internacional de Língua Estrangeira (CILS), o Ciclo de Cinema Italiano, os jogos de cartas italianos, a publicação dos livros “Minha terra adeus” e “Uma Olhada Para Trás: Histórias Italianas”, o Curso de Língua e Cultura Italiana e apresentações do Coral Giuseppe Verdi.

“Muito mais do que o prêmio, é o reconhecimento das nossas ações. Este edital é o maior reconhecimento no Brasil dado para as entidades que atuam na com movimentos culturais”, destacou 1º Vice-presidente Elton Bordignon.

O valor da premiação será revertido em investimentos no prédio próprio, sede da associação, e na implementação de novos projetos culturais em 2020.

Neste ano o edital homenageia Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha.

De acordo com o Edital, o objetivo da premiação é reconhecer e premiar pessoas físicas e instituições privadas sem fins lucrativos, com natureza ou finalidade cultural, praticantes das diversas expressões culturais populares.

Conheça a Associação Italiana de Santa Maria (AISM)

A AISM, fundada em 1896 como Società Italiana di Mutuo Soccorso, tinha como objetivo inicial dar amparo material aos imigrantes pobres, além do promoção da cultura e das tradições italianas. Atualmente é  uma das entidades culturais mais atuantes na cena cultural do centro do Estado. 

Fonte e Foto: Liciane Brun

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423