Prefeitura libera aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino a partir do dia 18 de maio

Depois de mais de um ano sem receber os estudantes nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação (Smed), apresenta o calendário de retomada das atividades presenciais. A partir da próxima terça-feira (18), as instituições municipais de ensino poderão receber os alunos. Entretanto, o retorno ao atendimento presencial nas escolas da Rede Municipal se dará de forma gradual, escalonada e facultativa às crianças e estudantes mediante autorização dos responsáveis.

Pais e responsáveis têm até esta quarta-feira (12) para preencher o formulário de autorização de retorno às atividades presenciais. No documento, os responsáveis por estudantes da Rede Municipal devem declarar se preferem o modelo de ensino remoto (sem atividades presenciais) ou híbrido (aulas remotas escalonadas com presenciais).

Sobre o calendário de atividades presenciais, as escolas poderão definir o momento de retorno, atendendo aos seus respectivos Planos de Contingência, mantendo cuidados em relação à segurança sanitária da comunidade escolar no que diz respeito à prevenção da Covid-19. A secretária de Educação, Lúcia Madruga, reforça que, nesta semana, uma equipe da pasta, junto com representantes do Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E), realiza vistorias nas escolas.

“O calendário prevê o que estamos conversando desde o início: retorno escalonado, gradual e facultativo aos pais, e as escolas decidem quando retornam. Nesta semana, a Secretaria faz visitação nas escolas de acordo com a manifestação de cada instituição sobre seu planejamento de retorno. É a representação da Smed com um grupo de trabalho que inclui representação do COE-E. Todas as escolas da Rede Municipal já foram informadas sobre as diretrizes e do calendário para o retorno presencial. Agora, estamos nos preparando para receber das escolas como vai ser essa retomada em cada uma”, esclarece Lúcia.

Para evitar aglomerações, o retorno obedece a um cronograma (veja a seguir). Até a retomada das atividades presenciais, as equipes diretivas das escolas estão autorizadas a receber seus professores e servidores para encaminhamento das ações voltadas ao retorno dos estudantes, seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia.

Além disso, as Ações Pedagógicas não Presenciais na Educação Infantil e o Ensino Remoto no Ensino Fundamental se mantêm de forma articulada e complementar ao atendimento presencial. Já o atendimento presencial aos estudantes será articulado com as atividades remotas e de acordo com as condições de cada escola, estabelecidas pelo Plano de Contingência e conforme o Plano de Ação Pedagógica.

A orientação é que o atendimento presencial ocorra, no mínimo, duas vezes por semana para cada turma, com atividades pedagógicas orientadas presenciais de, no máximo, 3 horas. Na Educação Infantil e nas escolas de tempo integral e com dias alternados, a recomendação é que o tempo de permanência possa ser ampliado de forma gradativa de acordo com a adaptação das crianças e os recursos materiais e humanos da escola.

O retorno às atividades presenciais nas Escolas do Campo, que dependem de transporte escolar com monitor, seguirão orientações específicas planejadas em conjunto com suas comunidades. As demais orientações e regulamentações para a retomada das atividades presenciais serão encaminhadas às escolas por meio de Instrução Normativa.

CRONOGRAMA DE RETORNO
– 18/05: Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;
– 20/05: 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;
– 24/05: 6º ao 9º ano e EJA

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423