Bufês de restaurantes, clubes sociais e esportivos, fecham a partir de hoje em Santa Maria.

A partir da meia-noite desta segunda-feira (11), começam a valer as medidas de Distanciamento Controlado determinado pelo Governo do Estado. O decreto nº 55.240, que será lançado, estabelece diversas medidas e coloca Santa Maria em bandeira laranja – risco médio para o coronavírus. Ao longo das últimas semanas, a Prefeitura de Santa Maria implementou diversas regras de convívio e distanciamento com base no que foi observado e estudado nos boletins epidemiológicos. Além das suas próprias e restritivas medidas, o Município passa, nesta segunda, a cumprir, também, as determinações estaduais.

“O Governo do Estado, de maneira clara e didática, está adotando uma metodologia para regrar isolamento por regiões. Isso é importante, e nós seguiremos os protocolos estaduais. A verdade é que Santa Maria já vinha adotando protocolos semelhantes. As mudanças pontuais serão acolhidas, e protocolos pontuais por setores seguem, até porque são complementares”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

Os protocolos do Município, detalhados nos decretos executivos, seguirão sendo cumpridos rigidamente por meio de fiscalizações e da própria sociedade. As atividades econômicas devem observar todas as restrições estaduais e municipais para seguirem com suas iniciativas. Ressalta-se que o Governo do Estado reafirmou o que Santa Maria já havia implementado: o uso obrigatório de máscaras, tanto na rua quanto em ambientes fechados. Reforça-se que passam a valer as medidas mais restritivas, sejam impostas pelo Estado ou pelo Município.

 “O Governo Municipal sempre se baseou nos estudos científicos e da medicina para implementar suas medidas. Seguimos atentos, vigilantes, protegendo a nossa população do coronavírus. Já temos protocolos bastante restritivos, mas, também, implementaremos as determinações do Estado”, complementou o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

As medidas anunciadas nas últimas semanas pela Administração Municipal devem seguir sendo cumpridas. No entanto, o Estado fez novas determinações que devem ser cumpridas: estarão fechados, a partir desta segunda, bufês de restaurantes, clubes sociais, esportivos e similares.

A Prefeitura de Santa Maria reforça que as atividades econômicas estabelecidas no Município devem seguir as determinações impostas pelo Estado e pelo Município. Também reitera a importância de a população cumprir as medidas, mantendo o isolamento social e usando máscara ao sair de casa. Por fim, os decretos municipais, no que não dispuserem o contrário, seguem valendo. Eventual nova normativa do Município será feita após a publicação do Decreto Estadual.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423