Calourada Segura; prefeitura organiza esquema montado para reduzir a violência durante o evento

A Calourada Seguraça, começa nesta segunda-feira (9) até o dia 13 de março na Praça Saturnino de Brito, no Centro. O Executivo Municipal juntamente com a Guarda Municipal, a Brigada Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizam uma ação conjunta para reduzir os casos de violência durante a festa de recepção dos calouros que tradicionalmente ocorre na Praça.

De acordo com a Guarda Municipal, em média, cerca de 3 mil a 8 mil pessoas se reúnem na praça, diariamente, ao longo dos cinco dias de festa de recepção dos calouros das instituições de ensino superior da cidade. Essa quantidade de público demanda estratégias de segurança que garantam a integridade de quem estiver festejando bem como a tranquilidade de quem mora nos arredores.

Uma das novidades da edição deste ano será o uso de um helicóptero equipado com um holofote. De propriedade da Brigada Militar, ele vai sobrevoar a área de forma a monitorar o evento. A já tradicional central de monitoramento também será instalada no local. A área de cobertura do monitoramento vai aumentar, pois essa central estará ligada ao Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), espaço que tem acesso a 691 câmeras instaladas em 146 localidades diferentes da cidade. Só na praça, serão 16 câmeras a mais.

“Na última edição, esse esforço foi recompensado não havendo registro de ocorrências graves. A Guarda Municipal monitorava a movimentação de quem estava comemorando na praça. A Brigada Militar prestava o apoio aos agentes e a Polícia Civil auxiliava no monitoramento e encaminhamento de ocorrências. As câmeras facilitavam, e muito, o trabalho. Vamos repetir o resultado neste ano”, disse o titular da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz.

A PRF vai atuar no local com policiamento ostensivo (nas ruas). Já a Polícia Federal, estará disponível em regime de plantão. Ao final da noite, por volta das 23h, os Guardas Municipais começarão a abordar as pessoas que estiverem na festa para reduzirem o barulho e liberarem as vias. A ideia é que, até a 1h, os festejos no local já estejam encerrados.

O esquema montado para a edição 2020 da Calourada Segura

Trânsito

A partir das 18h30min, o trânsito será bloqueado nas esquinas das ruas Duque de Caxias com Venâncio Aires; Dr. Bozano com Serafim Valandro; e Cel. Niederauer com a Travessa Cel. Ernesto Marques da Rocha. As alterações vão vigorar até a 1h.

O ponto de táxi na Rua Dr. Bozano será deslocado, a partir de cada uma das tardes que antecederem as noites de festa, para a Rua Cel. Niederauer.

O trajeto do transporte coletivo que circula pela região será deslocado para a Rua dos Andradas.

Saúde

Uma ambulância estará na praça das 19h às 0h30min. Serviços preventivos de saúde, como contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), serão prestados no local.

Fiscalização

Agentes de Fiscalização da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana estarão no local para fazer cumprir os horários de funcionamento dos estabelecimentos que funcionam nas ruas do entorno da praça, como a Duque de Caxias, a Serafim Valandro, a Conde de Porto Alegre, e a Dr. Bozano. São cerca de 15 locais que podem funcionar em horários que vão da meia-noite até a 1h.

Meio Ambiente

Serviços de poda de árvores serão feitos na praça. Serão disponibilizados oito contêineres para o descarte de lixo. Banheiros químicos também estarão disponíveis para a população.

Infraestrutura

Uma força-tarefa foi montada para trabalhar na melhoria da iluminação na região. O trecho que fica entre as ruas Floriano Peixoto e Visconde de Pelotas receberá atenção do Executivo Municipal. Seis holofotes serão instalados na praça para reforçar a iluminação

De segunda até sexta-feira, haverá a limpeza da praça e ruas do entorno.

Texto: PMSM

Foto: Deise Fachin

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423