Câmara e Prefeitura avançam para a criação da Renda Básica Emergencial em Santa Maria

A proposta apresentada pela Vereadora Marina Callegaro (PT), no início do ano, para a implantação de um programa de Renda Básica no município foi debatida na manhã desta sexta-feira, dia 11,, em reunião na Prefeitura Municipal. Pela primeira vez, desde que a projeto foi apresentado, o Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom (PSDB) e o Presidente do Câmara de Vereadores, João Ricardo Vargas (PP) discutiram a viabilidade da pauta juntos, já que os recursos para esse fim sairiam do orçamento do legislativo.

De acordo com a sugestão da vereadora, o programa pretende beneficiar pelo menos 9 mil pessoas com três parcelas de R$ 200, ainda em 2021, o que somaria um montante de R$ 5,4 milhões. No entanto, esses valores ainda não estão definidos, de acordo com o orçamento do legislativo, embora já se tenha uma sinalização de economia nos custos da casa. 
Ficou acertado no encontro que uma comissão integrada entre executivo e legislativo, tratará da viabilidade técnica e de quem serão os contemplados com o benefício. Essa comissão será formada pela secretaria de finanças, secretaria de desenvolvimento social e da câmara. Há ainda uma possível parceria com a Caixa Econômica Federal para o pagamento do auxílio aos beneficiários, que deverão ser as famílias mais vulneráveis da cidade. A expectativa é de que nos próximos dias sejam acertados os valores e os repasses.

“Tivemos mais uma reunião importante e produtiva, porém não podemos mais perder tempo. As pessoas estão passando fome e a situação de vulnerabilidade vem aumentando todos os dias. Agora é garantir os recursos, a viabilidade e o pagamento. Ainda bem que há uma vontade política da Prefeitura e da Câmara, para melhorar a vida dos mais carentes, nesse período tão delicado” , destacou a vereadora Marina Callegaro.

Ainda participaram do encontro, o vice-prefeito, Rodrigo Decimo; o Chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; o líder do governo na Câmara, Vereador Alexandre Vargas, o advogado Leonardo Kort, interlocutor entre executivo e legislativo; e o chefe de gabinete da presidência da câmara, Rodrigo Teixeira.

Informações: Assessoria de Imprensa/ Vereadora Marina Callegaro

Foto destaque: Fabrício Vargas

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423