César Schirmer ex prefeito de Santa Maria vai concorrer a vereador em Porto Alegre

Depois de se declarar aposentado da política e de ensaiar uma retomada de carreira na advocacia, o ex-secretário da Segurança Pública Cezar Schirmer, 68 anos, cedeu à pressão da cúpula do MDB e de líderes empresariais e será candidato a vereador em Porto Alegre. Schirmer diz que tomou a decisão depois de ouvir a família e amigos e de participar de reunião virtual com o ex-senador Pedro Simon, o ex-governador José Ivo Sartori, o candidato do partido a prefeito, Sebastião Melo, o presidente do MDB, Alceu Moreira, e líderes da Juventude do MDB.

A mobilização foi liderada por Simon, de quem Schirmer é discípulo desde que se lançou na política, aos 20 anos, como vereador em Santa Maria. Os dois militaram juntos contra a ditadura e nunca se se separaram. Quando Simon foi governador, Schirmer foi uma espécie de faz tudo: começou na Fazenda, passou pela Casa Civil e por um período acumulou a pasta de Ciência e Tecnologia. No governo de Antônio Britto foi secretário da Agricultura e no de José Ivo Sartori assumiu a Secretaria da Segurança Pública, seu último cargo público. 

Entre uma passagem e outra pelo governo do Estado, foi deputado estadual por 20 anos, deputado federal por três mandatos e duas vezes prefeito de Santa Maria.

A estratégia do MDB ao recrutar figurões para sua lista de candidatos a vereador tem por objetivo recuperar o espaço perdido com a saída de quatro vereadores eleitos em 2016: Nádia Gerhard e Mendes Ribeiro, que foram para o DEM, Valter Nagelstein que migrou para o PSD e André Carús, que renunciou ao mandato em meio a uma operação policial em que chegou a ser preso, acusado de obrigar assessores a tomarem empréstimos e lhe repassar o dinheiro, mas nunca foi denunciado.  

Ao concorrer a vereador depois de ter ocupado cargos maiores, Schirmer segue a trilha de outros líderes do MDB e de outros partidos, como Jair Soares (ex-governador), Ibsen Pinheiro (ex-presidente da Câmara dos Deputados), Guilherme Socias Villela (ex-prefeito de Porto Alegre) e José Fortunati (ex-deputado federal).

Fonte: ZH

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423