Em resposta as ameaças de corte no ponto, servidores estaduais grevistas acionam Assessoria Jurídica

Professores da rede estadual de ensino entraram hoje (25) na segunda semana de greve no Rio Grande do Sul. Os servidores protestam contra o pacote de medidas do governador, Eduardo Leite (PSDB), que inclui a reestruturação da carreira do magistério.
Nesta segunda, 44 instituições de ensino aderiram ao movimento na região central do Estado, sendo 15 delas com atividades totalmente paralisadas.

Na última sexta-feira (22), como medida de repressão ao movimento, o governador anunciou o corte no ponto dos professores do Magistério em greve. A medida causou revolta entre os servidores.


O diretor do 2º Núcleo do CPERS-Sindicato, Rafael Torres, chamou de “intempestivas” as atitudes de Eduardo Leite e destacou que a assessoria jurídica do movimento já foi acionada para tomar as medidas necessárias contra o corte do ponto. A justificativa é de que a lei geral de greve (7.783/89), que autoriza o corte do ponto, ressalva os casos onde há atraso de salários.

“Nossa greve é legítima. Nós temos tantas pautas, mas especialmente, nesse momento estamos em greve porque não estamos recebendo nossos salários. Então é uma afronta. Certamente não teríamos dificuldades no setor jurídico de conseguir uma liminar para reverter essa decisão intempestiva do governador”, menciona.

Segundo Torres, o movimento é legítimo e permanecerá ativo por tempo indeterminado até a retirada total do pacote de medidas da Assembleia Legislativa. Amanhã, pelo menos 10 ônibus sairão da região central do estado com destino à Porto Alegre, onde uma assembleia estadual de mobilização irá reunir os servidores estaduais em greve na Praça da Matriz.

“Seguimos convictos que a nossa pauta é justa. Nossa segunda semana de greve começa forte e quem tem o poder de terminar essa greve é o Governador do Estado, retirando esse pacote na Assembleia Legislativa”, finaliza Torres.

Imagem: Maiquel Rosauro.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
  • (55) 3222-9500 (Telefone Geral)
  • (55) 3222-0210 (Estúdio)
  • (55) 98423-6878 (Whatsapp)
  • [email protected]
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423