Estado tem um novo nome para o comando geral da Brigada Militar

O Governo do Estado já se organiza para a cerimônia, ainda não datada, onde o coronel Rodrigo Mohr Picon será o novo comandante-geral da Brigada Militar (BM). O atual chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC) substituirá o coronel Mário Yukio Ikeda, que, após 34 anos e nove meses de serviço, irá para a reserva. O nome que passará a chefiar o CPC será definido nos próximos dias. Também será anunciada em breve a data da cerimônia de posse do novo comandante-geral.

O atual e o futuro comandante-geral foram recebidos na tarde desta segunda-feira (4), no Palácio Piratini, pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, para anunciar a passagem de comando.

Conheça o novo comenda da Brigada Militar do Rio Grande do Sul

Natural de Porto Alegre, o cel. Mohr ingressou na Brigada Militar em 19 de fevereiro de 1987. Aos 50 anos, já foi comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 19° BPM, e subcomandante do 1° BPM, todos na Capital. Também atuou como diretor-adjunto no Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e no Departamento de Ensino da Brigada Militar. Foi ainda chefe do Estado-Maior do CPC, onde atualmente exercia a função de comandante.

“Sou filho de uma servidora civil da Brigada Militar. Ingressei no antigo segundo grau da BM, hoje Colégio Tiradentes. É uma grande honra, vindo de uma família humilde, chegar ao posto máximo de uma instituição tão importante. Já sinto muito orgulho em assumir o comando neste momento de redução dos índices e um trabalho de modernização, de foco estratégico para resolver os problemas”, afirmou Mohr.

Pela Academia de Polícia Militar (APM), o novo comandante-geral da BM concluiu os cursos de Formação de Oficiais (1990), Avançado de Administração Policial Militar (2002) e Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública (2016). Também realizou os cursos de Extensão em Política, Estratégia e Gestão pela ADESG (2010), de Gestão Pública Moderna pela FDRH (2007) e de Técnica de Ensino da Marinha do Brasil (2006). Em 2003, obteve a formação de instrutor do Programa de Prevenção às Drogas e à Violência da Polícia Militar de Santa Catarina.

Mohr também possui licenciatura em Letras pela UFRGS (2001) e pós-graduação em Gestão da Segurança na Sociedade Democrática pela Ulbra (2009). Detentor de 11 medalhas e 15 comendas, Mohr foi promovido a coronel em agosto de 2019.

Fonte: Secom RS.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
  • (55) 3222-9500 (Telefone Geral)
  • (55) 3222-0210 (Estúdio)
  • (55) 98423-6878 (Whatsapp)
  • [email protected]
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423