Fim de semana tem Feira de Leitura de Santa Maria

O fim de semana promete uma programação diferente em Santa Maria. O Shopping Praça Nova abrigará, pelo segundo ano consecutivo, mais uma edição da Feira de Leitura de Santa Maria, uma atividade promovida pelo projeto Mala de Leitura, que está na segunda edição.

A atividade será neste sábado e domingo, das 10h às 22h.
Diferente das feiras de livros, onde o principal objetivo é a comercialização dos próprios livros, nesta feira a proposta é ‘vender’ conhecimento através do compartilhamento de leituras.

Por isso, as 14 escolas participantes montarão suas bancas com a exposição de livros que estão dentro das malas de leitura e de objetos que remeterão às leituras, mas, mais do que isso, irão levar a leitura a quem estiver passeando pelo shopping, fazendo a prática da leitura de livros
em voz alta a quem estiver disposto a ouvir histórias.


Na feira, estarão expostos mais de 300 livros que compõem o acervo das malas itinerantes que rodam pelas escolas. Nesta edição, a feira ainda contará com uma Oficina com a Mala de Leitura, que será às 14h30min, na Praça Palco do Shopping Praça Nova.


Detalhes sobre a oficina:
Uma viagem ao mundo dos livros através da Mala de Leitura, uma biblioteca itinerante que promove leitura, formação de leitores e intercâmbio entre culturas e linguagens.

Descubra neste encontro como fazer da leitura algo divertido. Com Mauricio Leite, utor da Mala de Leitura em parceria com UNICEF(Fundo das Nações para a Infância). Prêmio UNESCO de Leitura.

Trabalha com promoção de leitura desde a Amazônia no Brasil, aos países de língua portuguesa. Fellow da Ashoka/USA.


SOBRE A MALA DE LEITURA

Desde 2018, as malas de leitura chegaram a escolas de Santa Maria. No ano passado, eram 12 escolas contempladas, e neste ano de 2019, já são 14 instituições que recebem a iniciativa. As malas itinerantes permitem que crianças tenham acesso à literatura de qualidade. Elas funcionam como minibibliotecas, contendo livros da autoria de escritores brasileiros e, também de outros países de língua portuguesa, além de fantoches, CDs, etiquetas adesivas, marcadores de páginas, brinquedos e outros objetos que irão auxiliar no trabalho de estímulo à leitura.


A Feira da Leitura conta com patrocínio da Eny Calçados, apoio da Coca-Cola e CVI Refrigerantes, e financiamento do Sistema Pró-Cultura RS.

Fonte: Jornalista Liciane Brun.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423