Gol Linhas Áreas anuncia, oficialmente, novos voos entre Santa Maria e São Paulo

A Gol Linhas Aéreas anunciou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (17), o início da operação de quatro novas rotas entre municípios do interior do Rio Grande do Sul e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Santa Maria é uma das cidades contempladas, ao lado de Pelotas, Uruguaiana e Santo Ângelo. O anúncio ocorreu durante cerimônia realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre. 

De acordo com as informações divulgadas até o momento, as operações entre Santa Maria e Guarulhos, viabilizadas por meio de uma parceria da Gol com a Voepass Linhas Aéreas, começam em 26 de outubro de 2022. A Prefeitura, porém, vai buscar a antecipação dessa data. As vendas de passagens, conforme a Gol, vão começar no primeiro trimestre do próximo ano. Inicialmente, a aeronave utilizada será do modelo ATR, com capacidade para 68 lugares. Os horários dos voos serão divulgados posteriormente. 

A Prefeitura de Santa Maria foi representada no evento pelo prefeito Jorge Pozzobom, pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, e pelo secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk. A confirmação das novas linhas áreas é uma conquista histórica para o Município, já que as tratativas para que Santa Maria pudessem receber o investimento começaram há vários anos. Ainda em 2019, a Administração Municipal entregou para o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, estudos sobre a viabilidade de o aeroporto local ter a conexão com Guarulhos. A partir de agora, a equipe da Prefeitura dará sequência às tratativas para firmar o contrato com a Gol. 

“É um avanço muito importante para Santa Maria, que se torna cada vez mais protagonista. A nossa cidade está mais acessível ao mundo, já que o Aeroporto de Guarulhos tem conexões com os maiores aeroportos internacionais do planeta. É um ganho para o turismo e para a economia não só de Santa Maria, mas de toda a região. Estamos diante de um marco para o desenvolvimento regional”, afirma Pozzobom. 

Ticiana Fontana lembra que a busca pela ampliação das linhas aéreas para o Aeroporto Municipal começou ainda em 2017.

“Desde o início da primeira gestão do governo do prefeito Jorge Pozzobom, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem trabalhado no que acreditamos ser a espinha dorsal para o desenvolvimento da cidade e da região: melhorias no Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria, a recuperação e revitalização do Centro Histórico e a captação de novos voos para o nosso aeroporto. Acreditamos que um aeroporto é fundamental para o desenvolvimento, assim como era a ferrovia. O nosso desafio é tentar antecipar essa operação para que ela ocorra no início do segundo semestre e não um pouco mais adiante como é a previsão da companhia”, comenta a secretária. 

Durante a cerimônia, o presidente da Gol afirmou que a companhia buscará ter voos de três a quatro vezes por semana nas cidades. O objetivo da empresa, segundo ele, é cobrir as necessidades locais de lazer e de negócios. 

“É o resultado de um trabalho dedicado de uma equipe que acreditou que poderia fazer história. O Rio Grande do Sul não só é o Estado com mais voos regionais, mas é o Estado com mais voos de fora da capital para o Aeroporto de Guarulhos. Iremos permitir que, com apenas um pouso, se possa acessar o mundo. Não é obra do acaso ou da geografia. O segmento da aviação é um dos mais complexos que existem no mundo. O Estado conquistou esse marco unicamente pela dedicação do time que atuou nesse tema”, explicou, na ocasião, Paulo Kakinoff. 

No seu pronunciamento, o governador Eduardo Leite agradeceu o apoio dos deputados estaduais para aprovação das medidas que potencializaram a retomada econômica do Rio Grande do Sul. Ele também mencionou o empenho da Gol em viabilizar mais linhas áreas. 

“Muito do que torna o Estado atraente para investimentos e para um anúncio como esse tem a ver com o apoio que temos na Assembleia Legislativa para a retomada da competitividade. Quando falamos em novos voos, falamos em desenvolvimento. Nós agradecemos a confiança da empresa e a mobilização de todos”, disse o governador. 

Além das quatro rotas que se somam à malha viária gaúcha, já há outras três em operação para São Paulo, nos aeroportos de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Essa quantidade de linhas, a partir de 2022, configura o Rio Grande do Sul com a unidade de federação com maior número de voos regionais para São Paulo. 

Também participaram da cerimônia no Salão Negrinho do Pastoreio, o secretário de Logística e Transporte, Juvir Costella, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Artur Lemos, os prefeitos Jacques Barbosa, de Santo Ângelo, Ronnie Mello, de Uruguaiana, e o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, e o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, o deputado Frederico Antunes, entre outras autoridades.

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423