Hospital Casa de Saúde oferta 700 mamografias por mês

A Casa de Saúde faz parte do movimento mundial do Outubro Rosa e realiza uma série de atividades durante o mês usado para alertar as mulheres sobre a necessidade de fazer exames de rotina no sentido de prevenir e obter diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença, na fase inicial, é assintomática, mas pode ser detectada por autoexame ou exames de imagem, como a mamografia, que resultam num índice de cura de 95% após o tratamento.


Durante todo este mês, estão ocorrendo ações capitaneadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital para alertar sobre o tema .

Mensalmente, são disponibilizadas mais de 700 mamografias na Casa de Saúde pelo SUS por meio de equipamento moderno com tecnologia de ponta. Porém, a quantidade de ausências preocupa a instituição.

  
Em alguns meses, quase metade das mulheres não comparece ao exame, mesmo sabendo que o diagnóstico precoce é o que faz toda a diferença no tratamento. Além de negligenciar a própria saúde não comparecendo ao exame, a ausência prejudica a saúde financeira do hospital.


A mulher de qualquer idade deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar o exame de mamografia, que é realizado na Casa de Saúde ou no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).


Dados nacionais
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, excluídos os tumores de pele não melanoma. Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.


Programação

Atividades do Outubro Rosa na Casa de Saúde: 

21 de outubro

13h – O grupo da Casa Vida fará uma ação na sala de espera do ambulatório da Casa de Saúde e da UPA-

15h – Palestra Falando sobre Câncer de Mama, com o médico Antônio Caffarate Neves Silva, no auditório da Casa de Saúde 

23 de outubro-

14h30min – Cine Viagem sobre o Outubro Rosa com a equipe multiprofissional da Unidade Madre Madalena 

28 de outubro-

10h30min – Palestra Seja Rosa o Ano Todo, com o médico Rodrigo Meurer da Silva e a fisioterapeuta Andressa Caetano, no auditório da Casa de Saúde 

30 de outubro

13h30 – Palestra com AApecan, no auditório da Casa de Saúde.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423