Instituições de ensino em Santa Maria passam por vistoria sanitária

Garantir a segurança e a saúde de todos é fator determinante para a Prefeitura de Santa Maria durante a pandemia de Covid-19. Para assegurar que os alunos do Município que retornaram às atividades letivas presenciais estejam em ambientes que seguem os protocolos de segurança sanitária, o Executivo Municipal, por meio da Vigilância em Saúde, faz vistorias nas instituições de ensino. 

De acordo com o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, todas as escolas do Município que estão com atividades presenciais já receberam ou vão receber visita de equipe do setor. Ele pontua que entre as escolas privadas, de todos os níveis de ensino, mais de 40 foram vistoriadas. Além disso, cerca de 20 colégios estaduais e 35 escolas municipais também já passaram por análise da Vigilância em Saúde.

“Essas instituições de ensino são vistoriadas no quesito de aplicação do Plano de Contingência aprovado pelo Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E). O Plano de Contingência é o esquema teórico que cada escola apresentou ao Município para poder retomar as atividades presenciais, e as vistorias são para garantir que esses planos estão mesmo sendo seguidos”, esclarece Streb.

A secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, diz que as vistorias da Vigilância em Saúde reforçam a confiança da comunidade escolar em retornar para as atividades presenciais. Ela cita que os planos de contingência começam a passar essa segurança a todos, mas, ter os espaços vistoriados e aprovados por esse setor da Prefeitura reforça para as pessoas que atuam nas escolas que tudo está de acordo com o previsto.

“A vistoria é importante para dar segurança ao retorno presencial. O olhar técnico da Vigilância em Saúde contribui muito para qualificar o trabalho de todos em busca de um ambiente mais seguro. Temos registros de situações em que ocorreram ajustes nos protocolos após a visita, e o ambiente ficou mais seguro. As pessoas ganharam confiança no que estavam fazendo a partir dos protocolos”, salienta Lúcia.

Para serem vistoriadas, as escolas precisam estar com atividades presenciais. Assim, conforme as instituições de ensino retomam as aulas em sala de aula, a Vigilância em Saúde vai fazendo as avaliações de rotina. E, mesmo escolas que já foram vistoriadas podem receber nova visita das equipes do setor, para que façam a manutenção da análise dos ambientes.

Informações e foto destaque: Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423