Jornalista da Rádio Medianeira é premiado na 2ª Edição do Prêmio de Comunicação “Eu faço a diferença”, da PASCOM RS

No último sábado (18) aconteceu o 8º Mutirão de Comunicação do Regional Sul 3, com o tema “Comunicação e missão: o anúncio que brota do coração“. 

O encontro foi promovido pela PASCOM RS no Seminário São José, em Santa Maria.

Foi um dia inteiro de aprendizado e troca de experiências. Pela parte da manhã, aconteceu a palestra principal, com assessoria do Irmão Alan Patrick Zuccherato e Camila Moraes, da TV Aparecida, que falaram sobre o tema central do evento. 

Dom Juarez Destro, eleito recentemente Bispo Referencial para as Comunicações Sociais no Regional Sul 3, participou pela primeira vez do Muticom do Regional Sul 3.

Na parte da tarde, com o objetivo de reconhecer o mérito das iniciativas realizadas em prol das boas práticas de comunicação que contribuam para a Ação Evangelizadora da Igreja, em especial aquelas implementadas nos âmbitos arqui/diocesano, paroquial ou comunitário., a Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB – Pascom RS, lançou a 2ª edição do Prêmio de Comunicação “Eu faço a diferença” 2023.

Nesta segunda edição, o Prêmio de Comunicação integrou cinco categorias: Informativo, Reportagens (com 03 subcategorias), Redes Sociais, Fotografia e Projetos de Comunicação. A premiação consiste em troféu para os primeiros lugares de cada categoria e certificado para todos os participantes.

Nesta oficina na categoria rádio, o jornalista e comunicador Marcos Barcellos (Marquinhos) do Sistema Medianeira de Rádios foi o premiado. Ele ganhou com o programa “Hábitos do saber interativo” fundado no dia 6 de fevereiro de 2021 na Rádio Medianeira 102.7 FM.

Barcellos disse que: “Divido esse prêmio com duas pessoas em que eu fui fazer uma entrevista sobre a covid-19 e a atuação do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública do Estado (DPF) durante o início da Pandemia, e lá existia uma polêmica quanto a atuação tanto do Ministério quanto da Defensoria e eu fui entrevistar a Procuradora Pública do Estado e a procuradora Pública do Ministério Público Federal, Bruna Pfaffenzeller e a Raquel Lói, minhas amigas particulares por acreditarem em mim”.

 Estávamos conversando com elas sobre meu projeto “Hábitos do saber” e perguntei para elas se queriam abraçar comigo este projeto e elas concordaram eu transcrevi todo ele e apresentei para o padre Ênio Rigo na época e para Claucia Oliveira, gestora do Sistema Medianeira de Rádios, salientou Barcellos.

“Sou grato também ao padre Ênio e a Claucia, pois, foram eles que concordaram.”, afirmou Barcellos.

Agradeço também ao pessoal da parte técnica do programa, meus amigos e colegas, Carlos Alberto e Wagner Costa e também a minha sobrinha, Aline Barcelos que também participou da parte técnica no formato em vídeo, já que durante a pandemia o Google Meet foi fundamental para a apresentação do programa”.

“Sou grato também ao Doutor  e advogado, Daniel Tonetto e o Diácono Ricardo Rossato, a magnífica Reitora da Universidade Franciscana (UFN), Iraní Rupulo e o magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na época Paulo Burmann  e claro a todos que de uma forma ou de outra direta ou indiretamente colaboraram com o programa”, salienta Marcos Barcellos.

A realização desta premiação, segundo a Coordenadora da Pascom RS, Greice Pozzatto, vem ao encontro do tema do 57º DMCS, que é Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor”.

Ela explica que “a mensagem do Papa Francisco nos aponta caminhos para que possamos promover uma comunicação que coloque no centro a relação com Deus e com o próximo. E este prêmio de comunicação vem no sentido de reconhecer aqueles que estão buscando colocar em prática o que esta e, também as mensagens anteriores, nos apresentam”, destaca a Coordenadora da Pascom RS, Greice Pozzatto.

Texto: Joedison Dornelles

Foto: Joedison Dornelles

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423