Leite mantém cogestão e restrições de circulação passarão a ser das 20h às 5h no RS

As restrições à circulação de pessoas no Rio Grande do Sul, que desde sábado valem das 22h às 5h, serão antecipadas para as 20h. A mudança, definida no comitê de enfrentamento ao coronavírus, deve ser anunciada em instantes pelo governador Eduardo Leite, como uma forma de compensar a manutenção do sistema de cogestão do distanciamento controlado, mesmo na bandeira preta.

A cogestão foi defendida pela unanimidade dos presidentes de associações de prefeitos que se manifestaram pela manhã na reunião com o governador. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, encabeçou o movimento que acabou sendo vitorioso. 

A cogestão permite aos municípios adotarem protocolos da bandeira inferior àquela definida pelo governo do Estado. Regiões em bandeira preta, por exemplo, podem adotar regras equivalentes à bandeira vermelha.

Na reunião, Leite disse que levaria em conta as ponderações dos prefeitos. O comitê também concordou em incluir a educação na cogestão. Isso significa que poderão ser adotados os protocolo da bandeira imediatamente anterior.

Leite também deve anunciar outras medidas restritivas válidas pra todo o Estado enquanto perdurar a situação crítica da pandemia, independentemente da cor da bandeira.

Fonte: Rosane de Oliveira/GZH

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423