Leitos Clínicos e de UTI do Hospital Regional já estão em funcionamento

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A cerimonia de entrega ocorreu ontem, segunda-feira. E agora a região central fortalece a rede hospitalar do estado com a abertura de 30 leitos clínicos e 10 de UTI no Hospital Regional de Santa Maria.
Ontem inclusive a cerimonia de entrega do leitos contou com a presença do governador do Estado Eduardo Leite, a secretária estadual de saúde Arita Bergmann e do Prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom. Tivemos ainda mais autoridades públicas dos Executivos tanto municipal quanto estadual participando da cerimonia.
Os novos leitos custaram R$ 70 milhões dos cofres públicos e levaram 15 anos entre a idealização, construção e entrega à sociedade. Ontem o chefe do piratini e Arita, na companhia de Pozzobom e de demais autoridades, percorreram o Regional e vistoriaram os leitos que já se encontram a partir de hoje disponíveis a população. Para o Regional, serão, ao todo, 60 leitos na luta principalmente contra a pandemia do coronavírus. Neste primeiro momento, serão 40 deles – 30 clínicos e 10 de UTI. E os demais 20 leitos clínicos na próxima semana.
A secretária inclusive destacou que, a Secretaria Estadual da Saúde fez a locação de 78 leitos para municípios incluídos no Plano de Contingência Hospitalar – que traz as diretrizes de enfrentamento à pandemia -, e que, deste número, 30 deles são para Santa Maria. A locação de cada aparelho tem um custo de R$ 24 mil.
E a secretária também reforçou a promessa do Estado de, ainda neste ano, ter um total de 130 leitos dentro do Regional. E para o próximo ano, em 2021, esse número pode chegar a quase 200. Para prestar atendimento aos pacientes, já foram contratados 83 profissionais de equipe assistencial e mais 30 médicos.
Arita e Leite enfatizaram que, muito em decorrência do surto da Covid-19, houve a necessidade de se trabalhar o mais rápido possível para abrir parcialmente um ala, buscando ampliar a capacidade de atendimento a Santa Maria e os demais 32 municípios de cobertura do Regional, que abrange uma área de mais de 500 mil pessoas. 
Leite ressaltou a força-tarefa da sociedade civil para que o Hospital Regional pudesse viabilizar esses leitos em tempo hábil, antes do ápice do coronavírus, projetado para o mês de maio. O governador e a secretária resumiram que a entrega dos leitos não foi uma “inauguração”. Mas, sim, “uma vistoria técnica” e um “compromisso com a saúde e com a vida de Santa Maria e região”.

Foto destaque: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423