No Legislativo, comissão especial debate o transporte público de Santa Maria

A Comissão Especial de Transportes realizou sua primeira reunião pública na manhã desta quinta-feira (06), no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na ocasião, participaram da reunião os integrantes da comissão Ricardo Blattes (presidente), Admar Pozzobom (vice-presidente) e Pablo Pacheco (relator). Também prestigiaram a atividade os parlamentares Danclar Rossato/Professor Danclar, Givago Ribeiro, Juliano Soares/Juba, Maria Rita Py Dutra.

Para a reunião, que teve como pauta o transporte coletivo urbano, foram convidados o procurador do Município, Guilherme Cortez, e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi. O relator da comissão afirmou desejar que o relatório ajude a amparar as decisões tomadas no cotidiano de Santa Maria futuramente.

O secretário municipal declarou que mesmo com a pandemia, a Prefeitura tem o compromisso de realizar o processo licitatório do transporte coletivo do município. Ponsi afirmou que o processo licitatório para a contratação de novas empresas está judicializado, desde 2010, e que o número de passageiros reduziu de aproximadamente 90 mil, antes do início da pandemia, para em torno de 30 mil.

O procurador do Município disse que, por causa da pandemia do Novo Coronavírus, o Poder Executivo não conseguiu realizar o processo licitatório e que a solução encontrada foi a manutenção do serviço, através de decisão judicial, até ser realizada as reuniões públicas com a sociedade e a licitação. “No ano de 2020, venho a pandemia e tivemos dificuldades de manter o serviço”, disse Cortez. Conforme o presidente da comissão, o modelo tarifário que será implementado no transporte público de Santa Maria é o tema mais preocupante e que este deve ser tratado com o devido planejamento.

Abrigos de ônibus
Orion afirmou que a prefeitura está concluindo a colocação de 87 abrigos de ônibus nos principais eixos da cidade. Destacou também que uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana está reformando vários abrigos danificados. A próxima reunião da comissão acontecerá na quinta-feira (13), às 9h, no Plenário da Casa e terá como convidados representantes do Conselho Municipal de Transportes. A reunião pública foi transmitida ao vivo pelo Canal Aberto 18.2 (assista aqui) https://www.youtube.com/watch?v=rdmSVYeqGdw.

Texto e Foto: Mateus Azevedo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423