Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 disponibiliza serviços para a população a partir de segunda-feira

Em um esforço de reorganização dos serviços de saúde para melhor atender a população, a Prefeitura de Santa Maria, em parceria com a Universidade Franciscana (UFN), dará início aos serviços do Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 na próxima segunda-feira (9), às 9h. O espaço fica junto à Policlínica do Rosário, na Rua Serafim Valandro. 

Os pacientes que utilizarão o serviço serão encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS) pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Estratégias Saúde da Família (ESFs).  Ou seja, os agendamentos não serão realizados diretamente no Núcleo, sendo regulados pela Secretaria Municipal de Saúde. Com agendamento prévio, o Núcleo vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. A partir de setembro, a previsão é que o local atenda também durante duas tardes, entre 13h30min e 16h. 

O Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 conta com três salas de atendimento e uma sala de triagem. Neste primeiro momento, os serviços — dedicados à reabilitação —, serão realizados por três professores e sete acadêmicos do 9º e do 10º semestres do curso de Fisioterapia da UFN, além de servidores do Município que já trabalham na Policlínica na recepção e no agendamento.

“Nós possuímos uma estrutura para tratamento da Covid-19, mas o pós-doença ainda estava em construção. Com a implementação desse projeto e a parceria da UFN, vamos poder contar com um espaço de reabilitação de pacientes pós-infecção pelo coronavírus. É uma proposta que está sendo implementada de forma gradativa e vai avançar das situações mais simples até as mais complexas. O Núcleo vai cuidar de algo que terá consequências ainda por muitos anos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas. 

De acordo com a professora Lilian Oliveira de Oliveira, coordenadora do curso de Fisioterapia da UFN, entre as disfunções oriundas da infecção por Covid-19 que serão tratadas na Núcleo estão comprometimentos cardiorrespiratórios, musculoesqueléticos e neurofuncionais, entre outros que se enquadram em especialidades fisioterapêuticas. 

“O profissional fisioterapeuta se destacou muito no contexto pandêmico. Esse profissional promove qualidade de vida, atua na recuperação das atividades fisiológicas e funcionais de todas as pessoas que foram acometidas pela Covid-19. A possibilidade de ter esses profissionais no Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 é justamente promover a recuperação das inúmeras sequelas que são consequência da doença. Já encontramos estudos que apontam para a necessidade de acompanhamento do fisioterapeuta, tanto para os pacientes que ficaram nas UTIs quanto aqueles que ficaram em leitos clínicos ou nem chegaram a internar”, explica Lilian. 

Serviços da Policlínica do Rosário

O Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 é mais um dos serviços que se soma à estrutura da Policlínica do Rosário. O local continuará concentrando os atendimentos de psicologia, psiquiatria, urologia, dermatologia, fonoaudiologia, além do setor de dispensação de fraldas, o Ambulatório Transcender e os agendamentos de fisioterapia. Estão em novo endereço os serviços relacionados à saúde da mulher, violência contra a mulher, ultrassonografia e nutrição. Agora, eles funcionam no prédio onde ficava a antiga sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, na Rua Doutor Pantaleão, 165, Bairro Centro. Veja mais informações sobre essa mudança aqui.  Já o serviço de eletrocardiograma passou a ser realizado na Policlínica José Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, 1.752, Bairro Centro.

Informações: Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423