“O coronavírus me deixou 14 dias em coma, hoje só quero paz interior”, relata paciente que venceu o Coronavírus

Luis Fernando Rodrigues de Medeiros, 49 anos, é mais uma pessoa a fazer parte da estatística que aumenta as esperanças no meio dessa pandemia. Depois de ficar internado no hospital Mãe de Deus por 26 dias, Luis recebeu alta dia 17 de abril e pôde se recuperar em casa com sua família. Ele que é natural de Santa Maria, residiu na cidade até os 10 anos, logo após, teve uma passagem por Restinga Sêca, e aos 19 anos mudou-se para a capital Porto Alegre onde ingressou na Brigada Militar (BM). Ficou na corporação por 30 anos até se aposentar em Março de 2007. Atualmente Luis trabalha em um time esportivo na capital.

Quando foi diagnosticado com o Covid-19, Luis sentiu fortes dores no peito, cansaço corporal, dor de cabeça e falta de ar. Como ele havia sofrido crises de pneumonia há alguns anos atrás, ao sentir esses sintomas procurou atendimento médico, e tendo em vista que o local que ele trabalha atualmente alguns colegas deram positivo para o covid-19, não teve dúvidas que poderia estar com covid-19.

Luis Fernando Rodrigues de Medeiros/ Arquivo Pessoal

No dia 23 de Março, às 9 horas da manhã veio à confirmação, ele testou positivo para o coronavírus e foi internado no mesmo dia às 14 horas no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Pela parte da noite do dia 23, desacordou porque já havia chegado ao hospital com a saúde bem debilitada. Foi medicado e ficou sete dias recebendo tratamento para tentar conter o vírus, o que não deu resultado. A partir do sétimo dia foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ficando 14 dias em estado crítico de saúde (Luis entrou em coma). Foi preciso utilizar ventilação mecânica, e medicamentos como antibióticos e anticoagulantes. Luis Fernando fez uso inclusive da cloroquina.

Nos medicamentos que ele usou no tratamento, está o uso da cloroquina, e o tamiflu, o estado de saúde de Luis não melhorava, e com isso o tamiflu de inicio no tratamento não estava fazendo efeito. O quadro de saúde acabou se agravando, mesmo com a aplicação da medicação. Os médicos não tinham opção a não ser manter ele na UTI, através de ventilação respiratória mecânica, ficando entubado.

Foi então feito o uso da cloroquina, que foi bem recebido pelo Luis, não surtindo efeitos colaterais, inclusive Luis indica o uso do medicamento, mas adverte que as pessoas devem ter consciência de quando sentir alguma coisa procurar logo ajuda médica para que se consiga através da medicação já dar um resultado positivo.

“A covid veio com força e me deixou em um estado crítico de saúde, chegaram inclusive informar a minha família que eles deviam se despedir de mim. Mas a medicação me auxiliou muito, a recuperação foi ótima e devo isso ao tratamento”, declarou Luis.

Após ter alta, Luis ficou mais quatro dias em recuperação tomando vitaminas e remédios para dormir. O tempo que ele ficou na UTI acabou perdendo 12 quilos, e era preciso recuperar a parte física corporal. Logo após o tratamento com vitaminas, Luis começou fisioterapia para recuperar também a parte física e motora, nesse momento ele relatou que se sente 90% recuperado da questão pulmonar, mas segue com o tratamento diário. Luis Fernando ficou internado dia 23 de Março até 17 de abril.

O ex- policial militar declarou que após sofrer coma covid sua vida mudou, “eu passei a pensar mais no próximo, na família e amigos, nos moradores de rua, hoje ele só quero paz interior”. Estou aprendendo a viver melhor, aproveitar mais a vida, esse episodio deixou sim uma grande lição na minha vida, completou.

No dia que saiu da UTI Luis lembra que, outro paciente saiu junto com ele, e deixou um ultimo recado, essa doença tem cura, tome as devidas providencias caso sentir algum sintoma, respeite os métodos de higiene que se pede, use mascara e álcool gel.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
  • (55) 3222-9500 (Telefone Geral)
  • (55) 3222-0210 (Estúdio)
  • (55) 98423-6878 (Whatsapp)
  • [email protected]
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423