Pesquisa em Santa Maria aponta que consumidores devem investir aproximadamente R$109 por item neste Natal

O curso de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), através do projeto de Pesquisa – Tendências de Consumo em datas comemorativas desenvolveram uma consulta de intenções de compras para analisar as intenções de compras para o NATAL 2019.

A pesquisa foi desenvolvida no município, no período de 06 de novembro de 2019 a 06 de dezembro, em 5 bairros diferentes da cidade, entrevistando 370 pessoas. A amostra foi baseada em um nível de confiança de 97%.

A pesquisa buscou identificar as intenções de compras do consumidor para presentear no Natal de 2019, mapear as características dos presentes e investigar os fatores que influenciam na escolha dos presentes.

Bruna Rossato, não deixou para a última hora, pesquisou muito e garantiu presentes para toda a família. “Fiz todas as compras no cartão, com uma boa pesquisa encontrei os melhores preços e garanti lembranças para todos”.

Seguindo a linha de consumo, os entrevistados indicaram o valor que pretendem investir na aquisição de suas compras. Para 54,4% deles, o ticket médio de compras por item adquirido é de R$ 109,5, com um aumento de 29,13% em relação ao ano de 2018.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, considerando somente a aquisição de presentes natalinos, a injeção de dinheiro na economia deverá ser da ordem R$ 60 bilhões no comércio e no setor de serviços, a cifra é próxima à soma do movimento estimado em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças deste ano, o que ajuda a ter uma ideia da magnitude da importância do Natal para a economia do país.

Em Santa Maria, as opções de compras natalinas, são por ordem:

vestuários     • 53,4%

Brinquedos    • 23,5%

Calçados       • 11,2%

Nestes itens, houve um acréscimo de intenção em relação a preferência por Vestuários (39,01% em 2018) e Brinquedos (19,31% em 2018), sendo que a terceira passa a ser por calçados, substituindo os perfumes em 2018.

Elisiane Ribeiro informou que esse ano os custos estão reduzidos mas o marido e o filho tem um lugar garantido na lista de presentes do bom velhinho. ” Meu filho quer uma camisa de time e meu marido ainda não decidiu, mas o que importa é que eles ganharão os presentes neste Natal. Os custos estão reduzidos, mas o carinhos das lembranças será mantido”.

Neste ano, o pagamento à vista será o meio mais utilizado pela maioria dos entrevistados ouvidos (54,7%), seja em dinheiro (58%) ou no cartão de débito (39,2%), índice semelhante a 2018 que foi de 54,04%. Os que vão se utilizar de alguma modalidade de crédito somam 45,3% dos compradores, sendo que o cartão de crédito parcelado lidera, com 74,6%% de menções, seguido do crediário da loja com 13,7%.

A técnica em odontologia, Dulce Weber, já fez as duas compras de Natal e garantiu presentes para toda a família. “Me antecipei e já comprei roupas, calçados e um celular para presentear a família neste Natal. “.

A pesquisa diversificou e buscou identificar entre os entrevistados, quais os ítens que não poderão faltar nas festas de final de ano em 2019. O Tradicional churrasco, preferência do povo gaúcho, destacou-se com 41,7%, seguido das Espumantes com 24,9% das opções.

Fonte: Pesquisa – Tendências de Consumo em datas comemorativas – FISMA.

Fotos e Entrevistas: Jornalista Karohelen Dias- Rádio Medianeira FM.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423