Prefeitura de Santa Maria anuncia revitalização da Praça Saldanha Marinho, no Centro

Além de marcar o aniversário de 163 anos do Município, o dia 17 de maio de 2021 entra para a história como a data em que foi anunciada uma das mais importantes obras dos últimos anos em Santa Maria. Durante uma live, realizada na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito Jorge Pozzobom comunicou que a Praça Saldanha Marinho, no Centro, será revitalizada. A transmissão — que iniciou com o tradicional “Parabéns para Você” à cidade — teve a participação do empresário Gustavo Jobim, do arquiteto paisagista Júlio Ono, do Burle Marx Escritório de Paisagismo, do Rio de Janeiro, e da secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro. 

A obra será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura, no valor de R$ 1.267.610,61, por conta de um desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução do prédio, destruído pelo fogo em 2007, e na construção de um edifício de apartamentos. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho serão feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana. 

“Vamos manter a história de Santa Maria viva na Praça Saldanha Marinho, mas também queremos pensar em uma praça moderna. Queremos pensar no futuro”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom. 

Já o empresário Gustavo Jobim celebrou a parceria entre a Prefeitura, a Construtora Jobim e o Burle Marx. 

“Estamos trazendo mais um parceiro para Santa Maria, o Burle Marx Escritório de Paisagismo. Vamos fazer uma praça muito bonita, que é o que Santa Maria precisa”, comentou o empresário. 

O arquiteto Júlio Ono aproveitou a estadia em Santa Maria para estudar a Praça Saldanha Marinho e pensar nos primeiros apontamentos para o projeto. Ele explica que manterá um constante diálogo com todos os envolvidos na remodelação para entregar o melhor projeto possível para a população. 

“A praça tem esse apelo por modernidade, porém, acima de tudo, temos que trazer o uso, isto é, que as pessoas se sintam atraídas para estarem na praça. Temos de trazer vida”, explicou Ono. 

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, entregou ao arquiteto paisagista uma pasta com fotos e informações históricas sobre a Praça Saldanha Marinho. O coreto e o chafariz da praça são, inclusive, considerados patrimônio histórico e cultural do Município. 

De acordo com o Júlio Ono, os primeiros estudos sobre a praça e o projeto que irá ser executado devem ser entregues dentro de um mês.

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423