Prefeitura de Santa Maria anuncia revitalização da Praça Saldanha Marinho, no Centro

Além de marcar o aniversário de 163 anos do Município, o dia 17 de maio de 2021 entra para a história como a data em que foi anunciada uma das mais importantes obras dos últimos anos em Santa Maria. Durante uma live, realizada na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito Jorge Pozzobom comunicou que a Praça Saldanha Marinho, no Centro, será revitalizada. A transmissão — que iniciou com o tradicional “Parabéns para Você” à cidade — teve a participação do empresário Gustavo Jobim, do arquiteto paisagista Júlio Ono, do Burle Marx Escritório de Paisagismo, do Rio de Janeiro, e da secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro. 

A obra será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura, no valor de R$ 1.267.610,61, por conta de um desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução do prédio, destruído pelo fogo em 2007, e na construção de um edifício de apartamentos. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho serão feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana. 

“Vamos manter a história de Santa Maria viva na Praça Saldanha Marinho, mas também queremos pensar em uma praça moderna. Queremos pensar no futuro”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom. 

Já o empresário Gustavo Jobim celebrou a parceria entre a Prefeitura, a Construtora Jobim e o Burle Marx. 

“Estamos trazendo mais um parceiro para Santa Maria, o Burle Marx Escritório de Paisagismo. Vamos fazer uma praça muito bonita, que é o que Santa Maria precisa”, comentou o empresário. 

O arquiteto Júlio Ono aproveitou a estadia em Santa Maria para estudar a Praça Saldanha Marinho e pensar nos primeiros apontamentos para o projeto. Ele explica que manterá um constante diálogo com todos os envolvidos na remodelação para entregar o melhor projeto possível para a população. 

“A praça tem esse apelo por modernidade, porém, acima de tudo, temos que trazer o uso, isto é, que as pessoas se sintam atraídas para estarem na praça. Temos de trazer vida”, explicou Ono. 

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, entregou ao arquiteto paisagista uma pasta com fotos e informações históricas sobre a Praça Saldanha Marinho. O coreto e o chafariz da praça são, inclusive, considerados patrimônio histórico e cultural do Município. 

De acordo com o Júlio Ono, os primeiros estudos sobre a praça e o projeto que irá ser executado devem ser entregues dentro de um mês.

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423