Prefeitura de Santa Maria realiza a 1ª Balada Segura de 2021 e aborda 222 veículos

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 1ª Balada Segura de 2021 nas noites de sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9). As barreiras foram instaladas nas principais avenidas da cidade como Walter Jobim, no Bairro Patronato, Medianeira, no Bairro Nossa Senhora Medianeira, João Luiz Pozzobon, no Bairro Km 3, e Hélvio Basso, no Bairro Uglione, entre outras vias. As ações de fiscalização no trânsito ocorreram nas três noites, tendo sido abordados 222 veículos e foi utilizado o etilômetro, porém, não houve registro de embriaguez. Também foram distribuídos materiais educativos com orientações para a segurança no trânsito.

Durante as abordagens na operação, foram seguidos todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus, com o uso de proteção individual e higienização dos equipamentos disponibilizados para os condutores e os passageiros.

De acordo com o superintendente de Trânsito e Transportes da Mobilidade Urbana, Maurício Machado Chagas, um condutor se recusou a realizar o teste do etilômetro e foi autuado.

“Houve três casos de condutores conduzindo veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir, porém, apresentaram condutor habilitado para conduzir o veículo, o que é permitido pela legislação. Como foi apresentado o condutor habilitado, e, em ambos os casos, os veículos estavam com a documentação em dia, sem impedimento para circular, não foram recolhidos os veículos. Foi verificado que 17,12% do total dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito”, explica o superintendente.

O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, acompanhou o trabalho realizado e lembra a importância da orientação junto aos motoristas para um trânsito mais seguro.

“Essas ações marcam a retomada das operações de controle e orientação do trânsito no Município. A Balada Segura também contou com a Operação Dia das Mães, com o objetivo de proporcionar mais segurança e orientação no trânsito, principalmente na saída da cidade e na chegada de pessoas, com caráter educativo junto à fiscalização”, destaca o secretário Ponsi.

A Balada Segura Educativa teve a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, de um coordenador do Educa Trânsito, de guardas municipais, de policiais da Brigada Militar e de servidores do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Dados da operação:

Veículos abordados: 222
Veículos recolhidos: 8
Condutor sem CNH: 3
Testes do etilômetro: 1
Autuados por recusa: 1
Total de autuados por embriaguez: 0
Total de autuações: 38 

*Fonte: CMTU

Informações: Diniana Rubin/ Prefeitura de Santa Maria

Foto destaque: Guilherme Scapin Borges

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423