Prefeitura decreta suspensão de aulas da rede municipal a partir de quarta-feira

Aconteceu nesta manhã de segunda-feira (16), uma reunião do Comitê Estratégico de Acompanhamento que definiu medidas preventivas para a diminuição do coronavírus através de um decreto do executivo municipal.

“São medidas de prevenção mais efetivas que buscam a diminuição do alastramento da doença em Santa Maria e a preparação em casos mais específicos. As iniciativas serão revistas quinzenalmente”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom.

Conforme o decreto do Executivo nº 53, a partir desta quarta-feira (18), ficam suspensas as aulas em toda a Rede Municipal de Ensino. A medida é válida por 15 dias. Ainda na manhã desta segunda-feira (16), profissionais que integram o Programa Saúde na Escola (PSE) promoveram uma capacitação aos educadores. No período da tarde, haverá reunião com diretores das escolas a fim de emitir informações e melhor informar a comunidade escolar. Já nesta terça-feira (17), as escolas ficarão responsáveis por orientar os pais e os alunos sobre a medida. 

Referente aos eventos que tenham participação direta da Prefeitura, a partir desta segunda-feira (16), ficam todos suspensos também por 15 dias. A medida é válida também para encontros de grupos de terceira idade e de gestantes que são realizados nos equipamentos municipais, como Centro de Atividades Múltiplas José Garibaldi Pogetti, Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Com isso, a recomendação para idosos e pessoas imunodeprimidas é de que fiquem em casa. Já os eventos de terceiros serão avaliados individualmente, tendo o respaldo de profissionais da saúde.

Aos servidores do Município que tenham estado no Exterior nos últimos dias e retornado para Santa Maria, é determinado isolamento de 14 dias. Também se reforça a importância de preenchimento de cadastro para pessoas que viajaram para fora do Brasil e retornaram recentemente. Além disso, servidores que atuam no atendimento ao público junto ao Centro Administrativo receberão capacitação ainda nesta segunda-feira (16) sobre medidas de proteção à doença COVID-19. A recomendação é que a população, principalmente os idosos e imunodeprimidos, utilizem os Serviços Online.

Também para reforçar medidas preventivas ao coronavírus, a Prefeitura entregará, ainda nesta segunda-feira (16), panfletos e cartazes informativos para a população, principalmente em veículos do transporte público, Estação Rodoviária, Aeroporto Municipal, Theatro Treze de Maio, órgãos de segurança, além de shoppings, hotéis, agências de turismo, comércio em geral, entre outros.

Restrição para visitantes

Ainda no sábado (14), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, suspendeu visitas a pacientes que estejam no Pronto-Atendimento Municipal (bairro Patronato), na Policlínica Ruben Noal, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24 horas) e no Hospital Casa de Saúde. Fica mantida somente a troca de acompanhantes a esses pacientes.

A previsão é que ainda nesta semana seja estruturado um Centro de Referência Municipal para o atendimento de casos suspeitos de coronavírus a fim de diminuir a circulação de pessoas com sintomas da doença nas unidades de saúde. Para isso, estão sendo contratados novos profissionais. A Prefeitura também trabalha na agilização de leitos para possíveis casos de pessoas diagnosticadas com o COVID-19.

“Estamos em contato permanente com todas as instituições de saúde, públicas e privadas, além da Secretaria Estadual de Saúde, seguindo o Plano de Contingência. Todas as equipes do Município estão alinhadas sobre o reforço dessas medidas que se fazem necessárias neste momento”, declara o secretário de Saúde, Guilherme Ribas. 

Telefones úteis

– Disque Vigilância, da Secretaria Estadual da Saúde (SES)
Telefone 150
E-mail: [email protected]
De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h
Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h

– Disque Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS)
Telefone 136
De segunda a sexta, das 8h às 20h
Sábado, das 8h às 18h

Serviços online da Prefeitura
http://www.santamaria.rs.gov.br/secao/servicosonline

Informação e Imagem: PMSM

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423