Prefeitura emite novo decreto com medidas mais restritivas para evitar avanço da Covid-19

As medidas passam a ser válidas a partir deste domingo (21)

Após o anúncio do governo do Estado, na noite da última sexta-feira (19), do mapa da 42ª rodada do Distanciamento Controlado do governo do Estado, em que a região de Santa Maria permaneceu na bandeira vermelha, medidas mais restritivas foram anunciadas para todas as regiões gaúchas pelo governador Eduardo Leite, por conta do avanço da pandemia de Covid-19. Em Santa Maria, neste domingo (21), por meio de uma live, a Prefeitura divulgou e detalhou as novas medidas restritivas para o Município, que constam em um novo Decreto Executivo emitido. As orientações foram informadas pelo prefeito Jorge Pozzobom, pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo e pela controladora geral do Município, Carolina Lisowski.

“Infelizmente, já estamos há quase um ano vivendo a pandemia e, sem dúvidas, este é o pior momento para o Rio Grande do Sul. Mais do que nunca, precisamos de uma consciência coletiva, que cada um faça sua parte”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom. 

Entre outras medidas, o Decreto 21 determina a suspensão das atividades presenciais ou híbridas de ensino para todos os níveis de educação, com exceção da Educação Infantil, nas redes pública e privada, até o dia 28 de fevereiro de 2021. Já os restaurantes, bares, lancherias e lanches rápidos (trailer) somente poderão funcionar das 8h às 21h, para ingresso dos clientes para consumo no local, e terão até as 22h para conclusão do atendimento ao público e do consumo no estabelecimento, medida válida até as 5h do dia 2 de março de 2021.

“Após ouvirmos os técnicos que nos ajudam a tomar as decisões nas medidas de prevenção, entendemos que deveríamos utilizar nossa competência supletiva e realizar mais algumas determinações, um pouco mais restritivas, com vigência igual à do Decreto Estadual”, explica a controladora geral do Município, Carolina Lisowski, que integra o Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19.

Além da preocupação com a saúde da população, há também a preocupação com a economia da cidade. Diante disso, o prefeito reforçou o papel do vice-prefeito Rodrigo Decimo na questão da retomada da economia, que, por sua vez, explicou que as decisões, foram tomadas com base em dados e na experiência adquirida em todo este período de enfrentamento da pandemia. 

“Nossos indicadores fizeram com que permanecêssemos na bandeira vermelha, mas estamos muito próximos da bandeira preta. Precisamos, mais do que nunca, da colaboração da população com o controle mais rigoroso possível, para que possamos passar por esta semana crítica”, salienta o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Durante o anúncio do novo Decreto Municipal, a Prefeitura reiterou que, além da população seguir mantendo os cuidados preventivos ao coronavírus, é muito importante que denúncias de irregularidades sejam feitas. A fiscalização será intensificada, e as denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelo 153 ou pelos números de WhatsApp: (55) 99217-8122 e (55) 99167-4128.



Informações: Bibiana Fantinel
Foto destaque: Ariéli Ziegler
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423