Prefeitura faz mais de 130 vistorias em meio à pandemia

O avanço de casos de coronavírus em Santa Maria, principalmente neste período de festas de fim de ano, têm sido um desafio para as pessoas estarem mais atentas com a saúde. Por isso, a Fiscalização Municipal Integrada segue trabalhando diariamente orientando a população no sentido de conter a proliferação da Covid-19. Entre 21 e 27 de dezembro, os servidores realizaram 139 vistorias. Uma distribuidora de bebidas e uma lancheria foram notificadas por estarem em funcionamento fora do horário permitido. 

As fiscalizações seguem de maneira educativa e orientativa para que as medidas previstas pelos decretos locais e estaduais sejam cumpridas. Neste domingo (27), a força-tarefa atendeu denúncia de aglomeração, de não uso de máscara e de consumo de bebida alcoólica em via pública. O caso foi na Praça Marechal Mallet. No local, foi realizada orientação e emitidas notificação e autuação pelos fiscais, além de Termo Circunstanciado pela Brigada Militar. Outra denúncia de aglomeração foi verificada no Ginásio do Oreco e arredores. As pessoas foram orientadas e dispersadas. O CIOSP também recebeu denúncia de aglomeração e de não uso de máscara na Avenida Hélvio Basso. As pessoas foram orientadas e dispersadas do local.

No sábado (26), os servidores atenderam denúncia de aglomeração, de não uso de máscara e de consumo de bebida alcoólica em via pública na Avenida Borges de Medeiros, nas proximidades de uma distribuidora de bebidas. As pessoas foram abordadas, revistadas, orientadas, notificadas e multadas. Além disso, 20 motos foram abordadas. Dessas, oito foram notificadas e multadas por irregularidades. Na mesma avenida, um trailer foi orientado e notificado por estar em funcionamento fora do horário permitido. Também no sábado, o CIOSP recebeu denúncia de uma festa de aniversário com cerca de 40 pessoas, no Bairro Itararé. Os fiscais foram até o local, orientaram as pessoas e solicitaram o encerramento da atividade.
 
Na sexta-feira (25), feriado de Natal, a equipe da força-tarefa foi acionada e verificou denúncia de aglomeração, de não uso de máscara e de consumo de bebida alcoólica nas proximidades de uma distribuidora de bebidas na Rua Duque de Caxias. O responsável foi orientado e recebeu notificação por estar em funcionamento fora do horário permitido. Os fiscais também constataram a mesma situação próximo a uma outra distribuidora de bebidas, na Avenida Borges de Medeiros. Porém, neste caso, o grupo de pessoas foi orientado e realizada a notificação.

Diante do contexto atual, o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, reforça que as ações continuam intensificadas pela Fiscalização Municipal Integrada e com o reforço de mais policiais militares. Com isso, é possível ampliar as atividades de orientação e controle de todos os tipos de aglomerações. 

“Infelizmente, notamos que a resistência da população cresce em maior proporção. São festas clandestinas, reuniões familiares com mais pessoas que o preconizado, estabelecimentos noturnos desobedecendo o distanciamento entre as pessoas, supermercados lotados, grupos consumindo bebida em via pública à noite, não uso de máscaras, entre outros. Embora, como é sabido, assim como todos trabalhadores de linha de frente, os fiscais, guardas e policiais da fiscalização integrada também estejam cansados, não diminuiremos o ritmo de trabalho. O plano é seguir orientando, esclarecendo a população e tomando as medidas administrativas cabíveis, para conter a doença no Município, até quando for necessário. Mas mais uma vez apelamos para que a população nos ajude”, explica Streb.

A equipe da força-tarefa é formada pelos servidores da Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria de Estruturação e Regularização Urbana, Vigilância Sanitária e Brigada Militar. Denúncias podem ser feitas para o Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP) através do número 153 e 190.

Alvos das vistorias
• Armazém – 1
• Banco – 1
• Bar – 28
• Comércio em geral – 16
• Conveniência – 4
• Distribuidoras de bebidas – 15
• Farmácia – 1
• Lancheria – 10
• Lanches rápido – 6
• Outros – 31
• Padaria – 2
• Restaurante – 11
• Serviços em saúde – 1
• Supermercado – 12

Notificações emitidas
• Distribuidora de bebidas – 1 (em funcionamento fora do horário permitido)
• Lancheria – 1 (em atendimento a clientes fora do horário permitido)

Informações: Superintendência de Comunicação/Prefeitura de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423