Prefeitura forma Grupo Técnico Integrado para diagnosticar e solucionar impactos de empreendimentos

A Prefeitura de Santa Maria deu mais um passo rumo à modernização e à celeridade de processos internos para, dessa forma, beneficiar a população. Na manhã desta quinta-feira (20), no Itaimbé Palace Hotel, ocorreram a formação e a primeira reunião do novo Grupo Técnico Integrado (GTI), que é composto por servidores de diversas secretarias do Município. Eles têm a missão de, em conjunto, diagnosticar impactos e apontar soluções práticas para demandas ligadas a novos empreendimentos que se instalam em Santa Maria. 

No início da reunião, o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, comentou sobre a importância da formação do GTI, uma peça-chave para as transformações promovidas na Prefeitura pela atual gestão. De acordo com Decimo, o espírito de união deve nortear todas as ações com foco na entrega de resultados rápidos e efetivos. 

“O espírito que averiguamos aqui é o que queremos para toda a Prefeitura, isto é, maior integração. Que as secretarias estejam mais próximas umas das outras. Um exemplo dessa interação entre diferentes pastas é a revitalização da Estrada do Perau, que já é fruto do trabalho coletivo de secretarias distintas”, explicou o vice-prefeito. 

Ainda segundo Decimo, os pilares do grupo são as pessoas, os processos e a tecnologia da informação, aspectos direcionadores da reforma administrativa realizada pela atual gestão, da qual o vice-prefeito é um dos responsáveis. 

O GTI se reunirá semanalmente e é constituído, inicialmente, pelas secretarias de Licenciamento e Desburocratização, Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Finanças, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Gestão e Modernização Administrativa, Procuradoria-Geral e Instituto de Planejamento (Iplan). 

Início dos trabalhos

No primeiro encontro, todos os participantes tiveram a oportunidade de dar sugestões sobre como acelerar resoluções para que a Administração Municipal amenize eventuais problemas relacionados à instalação de novos empreendimentos, tanto para o empreendedor quanto para a própria Prefeitura.  

“Toda semana, nós vamos analisar pelo menos um projeto que causa médio ou grande impacto no Município, como construções, por exemplo, que trazem repercussões para a infraestrutura pública. Há uma demora muito grande na comunicação entre as secretarias que precisam emitir pareceres sobre esses trâmites, e esse grupo servirá para dar maior celeridade no andamento desses projetos”, afirmou o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk. 

Entre os presentes na primeira reunião, também estiveram a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana; a secretária de Finanças, Michele Antonello; o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas; o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação (TI), Tiago Sanchotene; o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha; o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; o presidente do Iplan, Daniel Pereyron; a superintendente da Central de Análise e Aprovação de Projetos, Luiza Pivetta; o superintendente de Análise de Regularização de Edificações, Márcio Souza; o superintendente de Receitas, Jose Luiz Godoi; o engenheiro civil da Secretaria de Mobilidade Urbana, Marcelo Rossés, o superintendente de Alvarás, Beloyannes de Pietro; a superintendente de Administração, Jose Aline Walter; o superintendente de Licenciamento e Controle Ambiental, Gerson Peixoto; e a diretora de planejamento do Iplan, Jessica Corsini.


Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423