Prefeituras de Santa Maria e Itaara, revitalizam mirantes e estrada do Perau

O projeto ReViva Perau, desenvolvido em parceria pelas prefeituras de Santa Maria e Itaara, entregou, nesta semana, uma ambiente de lazer transformado para a população que gosta de desfrutar das belezas naturais da região. Em 6 de maio, começaram a ser realizadas diversas ações de limpeza  e manutenção e, exatamente uma semana depois, quem passa pela conhecida estrada que liga os dois municípios já pode perceber a diferença. 

No trecho que pertence a Santa Maria, nos últimos dias, foi feita a supressão da vegetação nas laterais da Estrada do Perau e, também, dos mirantes, poda das copas das árvores do local, pintura de meio-fio e outros trabalhos de limpeza. Para isso, a via precisou ser interrompida em algumas oportunidades durante o período. Além disso, os mirantes — pontos bastante visitados pelo público que gosta de tirar fotos e apreciar a bela vista dos montes que se erguem ao redor — receberam uma pintura paliativa, isto é, provisória, já que, no futuro, terão intervenções artísticas. 

Até esta sexta-feira (14), mais ações específicas devem ser concluídas, entre elas, o arremate de pinturas, a retirada de lixo acumulado e a supressão de vegetações e galhos próximos de redes e linhas de transmissão por parte da Rio Grande Energia (RGE). Até segunda-feira (17), a Prefeitura de Itaara deve concluir a recuperação do calçamento da estrada. Não deve haver bloqueio da via para essas atividades. Os trabalhos no trecho pertencente ao território de Itaara também já começaram. 

O ReViva Perau faz parte da programação do Viva Santa Maria 2021, e, como parte do projeto, será lançado um edital cultural para definir quem serão os artistas que vão pintar murais nos mirantes da estrada, que conta, ao todo, com três mirantes. 

As secretarias de Santa Maria envolvidas no projeto são as seguintes: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; Cultura; Desenvolvimento Rural; Infraestrutura e Serviços Públicos; Esporte; Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. De Itaara, são estas: Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural e Infraestrutura e Serviços. O Setor de Trânsito de Itaara auxilia no andamento do projeto.

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423