Projeto com apenados contempla limpeza em quatro praças de Santa Maria

Os apenados que integram o projeto da Prefeitura de Santa Maria de reinserção na sociedade e de oportunidade de trabalho foi ampliado e já contempla a limpeza em quatro praças da cidade. O serviço de manutenção de espaços públicos já era realizado nas praças General Osório, popularmente conhecida como Praça do Mallet, e na João Pedro Menna Barreto, a Praça dos Bombeiros. Desde o mês de junho deste ano, o grupo de cinco homens também atua na limpeza das praças Roque Gonzales (em frente ao Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo), no Centro, e na Elias Salin Farret, no Bairro Nonoai.

De segunda a sexta-feira, ainda nas primeiras horas da manhã, os apenados recebem as instruções por parte dos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e seguem o cronograma de limpeza, paisagismo e recuperação das praças. 

De acordo com o superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, o grupo trabalha sempre com as ferramentas e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Entre os equipamentos, estão máquina de cortar grama, enxadas, pás, carrinhos de mão, além de óculos de proteção e capacetes. A Prefeitura adquiriu os materiais por meio de uma parceria com o Ministério Público Estadual e o Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (Consepro).

“O projeto tem sido muito importante, pois, além de proporcionar a ressocialização dos apenados, eles prestam o serviço de repaginação dos espaços públicos. Assim, contribuem para manter em bom estado o paisagismo das praças”, comenta Dotto.

O projeto

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e a Vara de Execuções Criminais (Vec). Para participar do projeto, os apenados receberam orientações de paisagismo, plantio e podas de árvores. As primeiras instruções ocorreram no Centro de Pesquisa em Florestas (antiga Fepagro) e foram ministradas por um profissional da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Também foram realizadas palestras com professores universitários da área do Direito e, ainda, com psicóloga. Já as formações foram ministradas por profissionais do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

No final do ano de 2019, quando a iniciativa foi lançada, e no começo de 2020, os apenados realizavam o serviço apenas na Praça do Mallet. Conforme a proposta, os apenados trabalham seis horas por dia, e é pago a eles 75% do salário mínimo nacional. Eles atuarão sempre sob a supervisão de servidores da Prefeitura com o apoio da Susepe.

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423