Santa Maria recebe terceira remessa de doses da CoronaVac

Uma nova remessa de 2.680 doses para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria foi recebida no fim da manhã desta segunda-feira (1°), no Aeroporto Municipal. Esse quantitativo seguirá contemplando trabalhadores da saúde. No mesmo avião da Brigada Militar, também foram recebidas 4.475 imunizantes que serão destinados para as pessoas já vacinadas com a primeira dose da CoronaVac. A logística foi acompanhada pelo prefeito Jorge Pozzobom e demais autoridades.

“Temos a alegria de acompanhar a chegada das doses de esperança. Estamos conseguindo proteger aqueles que nos protegem, que são os trabalhadores da saúde. E, assim, seguiremos com este grupo prioritário, uma vez que Santa Maria é um polo de saúde”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom. 

Com esta terceira remessa, o Município já recebeu 11.625 doses. A destinação é realizada com cautela a fim de haver comprovação das aplicações das vacinas por parte das instituições e de evitar perdas. Já a segunda dose tem previsão de começar a ser dispensada a partir da próxima semana. Até a última sexta-feira (29), 3.505 pessoas, entre trabalhadores da saúde, idosos de lares e indígenas, já estavam imunizadas e aguardam a segunda dose.

“São cerca de 15 mil trabalhadores da saúde e, por isso, vamos dar continuidade à campanha de vacinação para esse público, uma vez que já conseguimos atender idosos de lares e indígenas. Para todos esses vacinados, a segunda dose já está garantida e armazenada pelo Estado”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, acompanhado da representante da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Fabrícia Ennes.

Sem “fura-fila”

A fim de agir de forma preventiva, a Prefeitura instaurou a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19. A controladora geral do Município, Carolina Lisowski, explica que se trata de medida repressiva para eventuais denúncias, proativa, para analisar as listagens de vacinados, e preventiva, contando com a ajuda das instituições de saúde para evitar os “fura-filas”.

“Trata-se de um trabalho intersetorial aos moldes do já praticado desde o começo da pandemia, tendo como um dos principais objetivos analisar possíveis denúncias para, então, dar andamento aos procedimentos. Neste momento, não temos formalização de nenhuma denúncia”, explica a controladora geral do Município, Carolina Lisowski.

Os números da fiscalização podem ser conferidos aqui.

Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria  

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423