Santa Maria tem mais de 4 mil vacinas de sarampo aplicadas em três meses

No dia 17 de outubro, comemora-se o dia nacional da vacinação. A data foi promovida para conscientizar à população sobre a importância do meio de prevenção, que precisa ser realizado em períodos específicos para garantir a imunidade. 

No período de pré-campanha, na fase de intensificação das doses entre agosto e setembro, foram mais de 3.500 doses aplicadas em todas as faixas etárias. Segundo o coordenador de vacinas de Santa Maria, Márcio Difante, apenas nas primeiras semanas de campanha foram aplicadas mais de 800 doses.

“Temos doses para todas as crianças que precisam fazer as vacinas. Todas as unidades de saúde estão abastecidas para a campanha. Salientamos que, aquelas crianças mesmo com situação vacinal em dia, devem ser levadas pelos pais ou responsáveis as unidades de saúde para fazer a verificação. É importante levar para ter a certeza que a criança esta realmente imunizada. E assim também conferir se outras vacinas não ficaram pendentes”, esclareceu Difante.

Pré campanha – intensificação (período de 1/8 a 6/10)

  • 6 a 11 anos -719 doses
  • 1 a 49 anos -2.991 doses

Campanha de Vacinação (7 a 16 de outubro)– Preliminar

  • 6 a 11 messes – 297 doses
  • 1 ano – 139 doses
  • 2 a 4 anos – 6 doses
  • 5 anos e mais – 338 doses

A Campanha Nacional de Vacinação, que começou no dia 7 de outubro, prevê a imunização contra o Sarampo e reforça a atualização da caderneta de vacina. Em santa maria não a nenhum caso confirmado de sarampo.

As salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas neste sábado (19), para a atualização gratuita da Caderneta com o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo no país.

As exceções são as UBSs Joy Betts e Rubem Noal, que passam por reformas. Todos os demais locais estarão abertos das 8h às 17h.

A ênfase será para aplicação da dose em crianças de seis meses a menores de 5 anos. Porém, pessoas com até 29 anos, que fazem parte da segunda etapa de vacinação, também poderão atualizar a caderneta.

Calendário
Para crianças de seis meses a menores de 5 anos- Até 25 de outubro Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)- Neste sábado (19)Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs
Para pessoas de 20 a 29 anos- De 18 a 30 de novembroHorários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)- 30 de novembroDia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423