“Sou UFSM. Exijo respeito!”- Ato público em repúdio ao pronunciamento de Luciano Hang acontece nesta segunda (11)

No último sábado (9), em Santa Maria foi inaugurada uma loja Havan. A empresa catarinense chegou ao 134º empreendimento no país, com a inauguração em nosso município. Milhares de pessoas estiveram no local, para conhecer a nova loja. No inicio da manhã uma cerimônia de recepção foi oferecida a imprensa e as autoridades públicas de Santa Maria. Durante seu discurso o co-proprietário, Luciano Hang, relatou sobre as dificuldades de abrir seus empreendimentos no estado e realizou uma declaração polêmica sobre as Universidades Federais do Brasil, sem citar exclusivamente a Universidade Federal de Santa Maria, enquanto elogiava a Faculdade Antônio Meneghetti, em Restinga Sêca.

“Quero uma salva de palmas para esses alunos da Faculdade Antonio Meneghetti. Porque lá eles moldam líderes, eles preparam líderes para tocar esse país. Não é uma faculdade que forma zumbis. Não é uma faculdade em que as pessoas mais estudam e ficam cada vez mais idiotas. Essa (AMF) é uma faculdade diferente. […] Vi alunos organizados, eu vi uma faculdade limpa, sem pichação. Eu vi uma faculdade com alunos bem trajados, cabelinho bem cortado, todos perfeitos. E todos querendo fazer o seu melhor, querendo ser alguém na iniciativa privada”, disse Hang.

Sobre as universidades o proprietário da Havan disse:

“Quem ia para as universidades federais, lamentavelmente era e, ainda, são doutrinados para serem zumbis. E para trabalhar dentro do governo e para atrapalhar a iniciativa privada. É para ser contra o empreendedor, para ser contra quem gera emprego nesse país”.

Conheça a Havan em Santa Maria 💙

Posted by Medianeira 102.7 on Saturday, November 9, 2019

Em resposta ao prenunciamento de Lucinano Hang, o Coletivo Juntos Santa Maria criou um evento público em defesa e apoio a UFSM, que acontecerá na tarde desta segunda-feira (11), às 17h, na Praça Saldanha Marinho.

Um evento foi criado no Facebook para convidar estudantes, professores, servidores e a comunidade em geral. Acompanhe o posicionamento do grupo.

“O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, ofendeu estudantes, professores e toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria, no evento de inauguração de seu estabelecimento em nossa cidade, no último dia 09 de novembro. Ofertar mais de 150 vagas de empregos, não permite que esse senhor ofenda, nenhuma instituição pública desse país, já que o mesmo, se diz tão patriota.

As universidades públicas vem se defendendo de diversos ataques do atual governo federal, com fake news, discursos de ódio, disseminação de ideologias absurdas e demais ofensas, que visam deslegitimar a importância e o poder das instiuições federais de ensino superior, polos de produção de conhecimento científico e de pesquisas de extrema relevância social.

Não aceitaremos que um empresário apoiador, de um presidente que homenageia torturadores, ataca a ciência, as pesquisas científicas e dispara ofensas fomentando ódio da população contra as comunidades acadêmicas, chegue em Santa Maria destilando ódio,preconceito e ofensas, à um pólo de ensino renonamado, como a Universidade Federal de Santa Maria e seja estúpido com toda a comunidade de Santa Maria, pois a UFSM faz parte dessa cidade.

A UFSM tem quase 60 anos de compromisso social em nossa cidade, através do Ensino, da Pesquisa e da conexão com a comunidade, através de diversos Projetos de Extensão, com destaque, ao fomento financeiro e comercial que ela ocasiona em Santa Maria, e ainda podemos citar, o poder simbólico e material, que ela representa para nossa cidade.

A UFSM está entre as melhores instituições federais desse país (a cidade se destaca pelo peso de nossa universidade) sem falar que mais de 90% das pesquisas científicas, são produzidas em instituições federais de ensino, como a UFSM.”

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423