Trevo da Uglione, na BR-392 em Santa Maria, opera com alteração de fluxo

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), por meio da Unidade Local de Santa Maria-RS, alerta motoristas que desde às 9h, desta terça-feira (19), alça de acesso ao trevo da BR-392, sentido São Sepé – BR 158 passou a operar com desvio de fluxo.

Veículos que trafegam neste sentido estão sendo direcionados para uma nova pista que foi sinalizada e pavimentada ao lado da existente. Os demais sentidos  e acessos da rotatória permanecem inalterados. 


De acordo com a programação do Consórcio Continental-Sogel, responsável pelas obras no local, a intervenção é necessária para viabilizar a construção dos pilares do novo viaduto em execução. Conforme o projeto, existe a necessidade de escavar a pista antiga para implantação do viaduto. Dessa forma, foi criado um desvio lateral ao lado da pista, permitindo realização dos trabalhos sem a necessidade de interromper totalmente o trânsito.

Reprodução/DNIT.


Viaduto da BR-392
No local, o DNIT executa no local a maior Obra de Arte Especial do projeto da Travessia Urbana de Santa Maria-RS. Trata-se de um viaduto em três níveis que após concluído segregará o trânsito urbano, do fluxo que utiliza a rodovia tanto para região Sul do Estado, quanto para Fronteira Oeste.


Com o fluxo intenso e sem a possibilidade de bloquear o trânsito tolamente para realizar a obra, a Unidade Local do DNIT/RS adotou como estratégia executar o projeto em etapas e com isso necessita implantar desvios temporários no trânsito, que devido a quantidade de veículos circulando pelo local ocasiona picos de lentidão.


Como forma de amenizar os transtornos, os trabalhos no viaduto que ligará as BR-158/RS e BR-287/RS, sentido Santa Maria-São Pedro do Sul, foram priorizados. Dessa forma, o DNIT trabalha com a possibilidade de liberar o trânsito por cima deste viaduto até o final de 2019, diminuindo a quantidade de veículos que necessitam utilizar a rotatória.
O DNIT reconhece que obra causa transtornos e por isso solicita a compreensão dos usuários da rodovia e da comunidade. O projeto garantirá mais segurança para condutores e pedestres, eliminado pontos de conflitos existentes hoje. Serão executados passeios públicos e todo o trecho será iluminado.

Crédito Foto: Marlon da Luz/ Gestão Ambiental TUSM

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423