Os vereadores de Santa Maria aprovaram, na madrugada desta sexta-feira (19), com 14 votos favoráveis e seis contrários, o Projeto de Lei 9196/2021, de autoria de Tubias Calil, que autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a distribuir gratuitamente kits de medicamentos para o tratamento precoce da Covid-19 na rede SUS do Município de Santa Maria, durante o período de pandemia e dá outras providências.
De acordo com o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde será a responsável em disponibilizar gratuitamente kits de medicamentos para o tratamento precoce aos pacientes com sintomas da Covid-19, que possuam orientação médica com prescrição dos medicamentos (hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, bromexina, nitazoxanida, zinco, vitamina D, anti-coagulantes) e outros fármacos que venham a ser liberados e preconizados pelo Ministério da Saúde. Por 14 votos a 6, o projeto foi aprovado.
Favoráveis os vereadores: Adelar Vargas dos Santos (Bolinha), Alexandre Pinzon Vargas, Anita Costa Beber, Danclar Jesus Rossato, Getúlio Jorge de Vargas, Juliano Soares (Juba), Luci Duartes (Professora Tia da Moto), Manoel Badke (Professor Maneco), Pablo Pacheco, Paulo Ricardo Siqueira Pedroso, Roberta Pereira Leitão, Rudys Rodrigues, Tony Oliveira e Tubias Callil.
Contrários votaram: Givago Bitencourt Ribeiro, Werner Rempel, Admar Pozzobom, Helen Cabral, Ricardo Blattes e Marina Callegaro.