A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (12) um mutirão de combate à dengue em diferentes bairros do Município. A ação ocorrerá até o dia 22 e intensifica a fiscalização para erradicar focos do mosquito.
Nesta terça (12), foram feitas em torno de 370 visitas domiciliares nos bairros Urlândia, Passo D’Areia, Noal, Divina Providência, e Tancredo Neves; e atendidas cinco denúncias. Uma ação de bloqueio de transmissão foi realizada na aldeia Kaingang, Distrito de Arroio Grande. A ação consiste na aplicação de inseticida com máquinas costais, e é realizada em locais com risco de transmissão viral.
Dois quarteirões do Bairro Pé de Plátano receberam a borrifação por drone – um equipamento de uso agrícola da Universidade Federal de Santa Maria. A técnica serve de reforço da pulverização com caminhonete, realizada em quase 700 quarteirões da Região Oeste. A borrifação é um tipo de pulverização onde a partícula, por ter menor tamanho, se mantém mais tempo no ar e alcança distâncias maiores. O inseticida borrifado é comprovadamente sem riscos à saúde humana, por tratar-se de um produto biológico.
O mutirão ocorre durante 10 dias ininterruptos, em diversos bairros do Município. Em cada dia, a partir das 8h30min, 15 agentes de Saúde Pública e Vigilância Ambiental, divididos em cinco equipes, realizam as visitas domiciliares acompanhados de cerca de 40 militares do Exército Brasileiro.
Nesta quarta-feira (13), as visitas das equipes ocorrem a partir das 8h30min nos bairros Urlândia, Passo D’Areia, Divina Providência e Tancredo Neves. Em caso de chuva, neblina ou vento forte, a ação é reagendada. A força-tarefa é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, com o apoio da 3ª Divisão do Exército e da Universidade Federal de Santa Maria.
COMBATE AO MOSQUITO
A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito. Clique aqui para saber como identificar um caso suspeito, e como realizar um teste.
PRINCIPAIS PRECAUÇÕES
• Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
• Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
• Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
• Mantenha tampados tonéis e barris de água;
• Guarde garrafas de cabeça para baixo;
• Recolha seus resíduos;
• Use repelente;
• Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
• Atenção às piscinas, especialmente as de plástico;
• Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581.
• Para mais informações, acesse a página Santa Maria Contra a Dengue
Fonte: Prefeitura de Santa Maria
Foto: João Vilnei