Em meio à continuidade do enfrentamento à pandemia, a estrutura hospitalar de Santa Maria ganha reforço a partir desta terça-feira (8). Para atender pacientes com diagnóstico positivo para a Covid-19, 20 leitos clínicos já estarão à disposição a partir do fim da manhã desta terça tendo apoio da Prefeitura. A confirmação do governo do Estado já havia sido dada ao prefeito Jorge Pozzobom ainda no fim do mês de maio.
“Fomos a Porto Alegre novamente para tratar, de forma direta, dessa questão de leitos. As articulações são fruto de um grande empenho que tem sido feito desde o começo da pandemia e que ficará para abastecer toda a população após enfrentaremos este momento tão difícil”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom.
Conforme a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e a coordenação do Hospital Regional, as adequações estão sendo finalizadas com a efetivação de treinamentos dos protocolos sanitários e a entrega de equipamentos de proteção.
“A abertura de novos leitos deverá contribuir para a diminuição das ocupações dos serviços de urgência e emergência, como a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que está com a taxa de ocupação em 81%”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.
Dessa forma, o Regional terá 60 leitos clínicos para pacientes com Covid-19, além dos 38 leitos de UTI Covid. Santa Maria já conta com 20 leitos de UTI Covid e 20 leitos clínicos Covid no Hospital Universitário (HUsm) e 14 leitos clínicos no Hospital Casa de Saúde, totalizando 58 de UTI e 94 clínicos para atendimentos regionais via SUS.
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria