A Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Lídia encerrou, nesta sexta-feira (31), mais uma edição da sua Colônia de Férias de Verão. Ao todo, 25 crianças, com idades entre seis e 11 anos, participaram das atividades, que foram realizadas desde a última segunda-feira, na Igreja São João da Cruz, na Vila Lídia, Bairro Noal.
A iniciativa é realizada em conjunto pela equipe da unidade com a Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Durante cinco tardes, as crianças da região puderam se divertir e aprender diferentes esportes com as oficinas de muay thai e capoeira. Quem participou da colônia também pôde entender como funciona a posse responsável de bichinhos de estimação com a palestra do veterinário da Prefeitura, Alexandre Caetano.
Muitas outras atividades, como oficina de dança, sessão de cinema, gincana e guerra de bexiga, fizeram parte das brincadeiras da Colônia de Férias.
A Colônia de Férias da ESF já é tradicional na região, algumas crianças que participaram de edições anteriores, mas atingiram a idade limite, retornam como monitores, auxiliando e organizando as demais crianças. Esse é o caso de Luiza Ferreira Maia, 12 anos. Ela foi convidada pela equipe da ESF para se tornar monitora.
“Eu gosto de ajudar as crianças menores nas brincadeiras e, aqui, aprendemos muito sobre educação e respeito”, conta Luiza.
A enfermeira Luciana Molino, da ESF Lídia, enfatiza a importância das atividades propostas pela equipe na colônia, pois esse é um importante espaço de lazer para os pequenos, que, muitas vezes, não têm oportunidades como essa nesta época do ano. A iniciativa auxilia ainda que as crianças aprendam a trabalhar em grupo e se interessem por alguma atividade. Para que a colônia ocorra o empenho da equipe da unidade é fundamental.
“Trabalhamos para que as crianças da região tenham oportunidade de conviver, brincar e se divertir nesse período de recesso escolar”, comentou a enfermeira.
Texto e Imagem: PMSM.