Foi lançada oficialmente na manhã de sábado (2) a 28ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). A Prefeitura de Santa Maria é promotora do evento ao lado do Projeto Esperança/Cooesperança, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto Federal Farroupilha (Iffar). A 28ª Feicoop ocorrerá de 15 a 17 de julho, de forma presencial.
A Prefeitura de Santa Maria fica responsável por executar as emendas parlamentares destinadas à feira. Com as verbas, serão adquiridos os equipamentos e demais estrutura para qualificar o Centro de Referência da Economia Solidário Dom Ivo Lorscheiter, local que é o palco da Feicoop e onde ocorreu o ato de lançamento da edição de 2022. Além disso, o Município disponibilizará serviço de segurança, por meio da Guarda Municipal, e de organização do trânsito, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.
O chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, representou o Executivo Municipal na ocasião, que também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valdeci Oliveira, dos deputados federais Paulo Pimenta e Elvino Bohn Gass, do presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira, de representantes da UFSM, do Instituto Federal Farroupilha, da Arquidiocese de Santa Maria, políticos e outras autoridades. Da equipe da Prefeitura, ainda participaram do lançamento o coordenador de Segurança Alimentar, Ronaldo Pozzobon, e o superintendente de Assistência Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini.
DESPEDIDA
A 28ª Feicoop foi anunciada na mesma data em que o Feirão Colonial, que ocorre todos os sábados no Centro de Referência da Economia Solidária, completou 30 anos. A manhã foi triplamente especial e teve uma homenagem à irmã Lourdes Dill. Após 35 anos de atuação em Santa Maria, a religiosa foi transferida para a cidade de Barra do Corda, no Maranhão, e deixa a coordenação do Projeto Esperança / Cooesperança. O substituto dela, José Carlos Perancone, estava no evento. Zeca, como é popularmente conhecido, também está ligado à economia solidária e é proprietário de uma malharia.
“A irmã Lourdes Dill cumpriu uma missão muito bonita. Ela ensinou muita gente, inclusive a mim, sobre a economia solidária e sobre a importância da agricultura familiar. Aprendi muito com ela. Assumo o compromisso absoluto de, enquanto for prefeito, prover tudo o que a Feicoop precisar. O nosso objetivo, neste ano, é fazer uma das maiores feiras da história, reafirmando o título de Santa Maria como Capital Mundial da Economia Solidária”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom, que esteve nos pavilhões do Centro de Referência e conversou com a irmã Lourdes e o público presente.
No sábado (2), Lourdes Dill recebeu a medalha Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ela falou sobre a relação que teve com a Prefeitura de Santa Maria nas mais de três décadas de trabalho em Santa Maria.
“Nós trabalhamos com a Prefeitura desde o primeiro segundo do Projeto Esperança / Cooesperança, independentemente de quem estava à frente da Prefeitura. Estamos fazendo um trabalho muito bonito junto com o prefeito Jorge Pozzobom e toda a sua equipe. O projeto vai seguir de forma gigante”, comentou a irmã.
O QUE É A FEICOOP?
A Feicoop ocorre tradicionalmente no Centro de Economia Solidário Dom Ivo Lorscheiter, na Rua Heitor Campos, atrás da Basílica Nossa Senhora Medianeira. Nos pavilhões, o público poderá encontrar produtos hortifrutigranjeiros e de agroindústrias e artesanato, além de debates e painéis voltados à economia solidária. Realizada há quase 30 anos, a feira costuma atrair caravanas de outros Estados e países da América Latina. Segundo estimativa da irmã Lourdes Dill, na última edição, cerca de 60 mil pessoas passaram pela Feicoop.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria