Com apoio da Prefeitura, a 28ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) contou com cerca de 140 mil visitantes de três continentes, oito países e 13 estados do Brasil mais o Distrito Federal, conforme a organização. O evento ocorreu desta sexta (15) a este domingo (17), no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, com entrada gratuita, e teve mais de 500 expositores inscritos.
“É uma alegria enorme ver a Feicoop cheia de gente, com expositores e visitantes vindos de diversas partes do mundo. Tivemos anos difíceis em função da pandemia e ver os pavilhões cheios de novo, é uma grande vitória”, salientou o prefeito Jorge Pozzobom, enquanto visitava a Feira neste sábado (16), acompanhado do vice, Rodrigo Decimo.
O Executivo Municipal também esteve presente na Feicoop com um estande do Distrito Criativo, que apresentou o movimento para impulsionar a economia do Centro Histórico Ferroviário, a partir da revitalização da área em Santa Maria. O território onde o projeto será implementado está compreendido na área entre a Praça Saldanha Marinho e a Gare, tendo a Avenida Rio Branco como eixo principal, englobando duas quadras para cada lado da avenida e toda a extensão do Parque Itaimbé. A intenção é criar nessa região um ambiente com atrativos para investir, morar, trabalhar, estudar e se divertir.
ORGANIZAÇÃO E INFRA
A Prefeitura foi apoiadora do evento com a destinação de emendas parlamentares, serviço de segurança, por meio da Guarda Municipal, e de organização do trânsito, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. Além disso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, organizou que produtores da região, de hortifrutigranjeiros, produtos das agroindústrias e artesanato, levassem seus produtos à Feicoop.
Já a Secretaria de Saúde esteve presente na Feira com a Unidade Móvel de Saúde, que ofertou vacinação contra a gripe para pessoas de qualquer faixa etária. A Unidade Móvel esteve no primeiro corredor da Feicoop, na área externa.
Em paralelo à Feira, ocorreu a 3ª Jornada Formativa da Feicoop, com oficinas, rodas de conversa, intercâmbios, formação e reuniões, e da 3ª Mostra de Arte e Cultura e Diversidade da Economia Solidária. A 28ª Feira Internacional do Cooperativismo teve como tema “Construindo a Sociedade do Bem Viver: por uma Ética Planetária”.
A Feira foi promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, Instituto Federal Farroupilha e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além do Projeto Esperança/Cooesperança e Rede Esperança da Arquidiocese de Santa Maria, que é a responsável pelo Feirão Colonial, que foi concentrado nos dias de realização da Feicoop. O Caminhão do Peixe também esteve no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter nos dois primeiros dias de evento.
Ao visitar a Feicoop, o público pôde conferir uma ampla diversidade de produtos que seguem a convicção de motivar o consumo de produtos naturais e ecológicos e garantir a qualidade de vida e saúde. Portanto, não houve comercialização de produtos com aditivos químicos nem agrotóxicos.
O QUE É A FEICOOP?
A Feicoop ocorre tradicionalmente no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na Rua Heitor Campos, atrás da Basílica Nossa Senhora Medianeira. Nos pavilhões, o público encontra produtos hortifrutigranjeiros e de agroindústrias e artesanato, além de debates e painéis voltados à economia solidária. Realizada há quase 30 anos, a feira costuma atrair caravanas de outros Estados e países da América Latina. Segundo a organização do evento, na última edição, cerca de 60 mil pessoas passaram pela Feicoop.
A 28ª Feicoop foi promovida pelo Projeto Esperança/Cooesperança, braço da Arquidiocese de Santa Maria; Prefeitura Municipal de Santa Maria; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A 29ª Feicoop ocorrerá, no mesmo local, de 7 a 9 de julho de 2023.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria