A Prefeitura de Santa Maria apresentou nesta terça-feira (26), o Programa Municipal de Controle de Mobilidade ao Bem-Estar do Animal de Tração, que irá proibir o uso de veículos de tração animal na área urbana da cidade. O evento foi realizado na sede da Subseção da OAB Santa Maria, reunindo além do prefeito Jorge Pozzobon, do Secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, vereadores e presidentes de comissões e entidades protetoras dos animais.
A ideia do programa é estabelecer proibições gradativas, mas também imediatas. Entre elas, a condução dos veículos de tração animal por crianças e adolescentes e a circulação de animais com sinais de maus tratos.
Em entrevista, a presidente do Instituto Assistencial de Bem Estar Animal (IABEA), Keli Sacccol, o Programa vem em um momento oportuno, levando em conta as condições lamentáveis com que a maioria dos animais são mantidos.
“O centro de Santa Maria não comporta mais veículos de tração animal. O cavalo se assusta, então eles perfuram o olho do cavalo para que ele não enxergue. Isso é algo que não podemos permitir. O término do veículo de tração animal agora tem data”, argumenta.
Conforme o Executivo, o projeto tem o objetivo de garantir a proteção da saúde animal, descontinuar a cultura da violência, fomentar outras fontes de renda, garantir a segurança e fluidez no transito além de manter um controle e registro dos animais de tração. A matéria será encaminhada para apreciação do Poder Legislativo, porém, sem caráter de urgência.
Texto e Imagem: Camila Pompeo - Rádio Medianeira