A bandeira do Brasil, hasteada ao som do Hino Nacional executado pela banda da Base Aérea, deu início a um "Dia Especial", aguardado há dois anos. Abraços e sorrisos estavam ao lado da emoção quando a música escolhida pelo prefeito Jorge Pozzobom como símbolo das ações em combate à pandemia deu o ritmo para os profissionais da saúde abrirem o desfile de 7 de Setembro, que celebrou o bicentenário da Independência do Brasil na Avenida Medianeira na manhã desta quarta-feira (7). Os trabalhadores, bem como as equipes que sanitizaram todo o Município contra o vírus, receberam grandes homenagens, bem como as instituições hospitalares e os locais que abriram as portas para ações de vacinação.
Ao longo do desfile, foram mais de 15 mil civis e militares distribuídos entre cerca de 100 instituições que homenagearam e mostraram seu orgulho de serem santa-marienses, gaúchos e, principalmente, brasileiros. Um público de cerca de 70 mil pessoas aplaudia e vibrava a cada ala que passava pela extensão do desfile, que se encerrou por volta das 13h.
As instituições militares deram seguimento ao desfile com cerca de 5 mil integrantes e 30 veículos, mostrando a diversidade de armas e o poderio bélico da defesa brasileira. O início do desfile cívico, com cerca de 10 mil integrantes, veio com muita festa e breves apresentações artísticas, como a apresentação da tradicional Banda do Maneco. Entidades esportivas deram demonstrações de suas modalidades e, a cada ala, recebiam o aplauso da multidão que foi acompanhar o evento, que foi brindado com um clima hora ensolarado, ora com algumas nuvens, mas com temperatura amena.
O prefeito Jorge Pozzobom e o vice fizeram questão de estar próximos ao desfile, cumprimentando todos que dedicaram a manhã a homenagear a pátria.
"Foram dois anos em que lutamos contra o Covid-19, que ficamos impedidos de nos encontrar, nos abraçar e ter os desfiles. Nossa Comissão conseguiu realizar esse desfile memorável e grandioso. A quantidade de gente que veio assistir só corrobora a beleza, a grandiosidade e a importância que é ter orgulho de nosso Brasil", festejou.
HOMENAGENS
Um dos pontos altos do desfile foi a passagem das escolas municipais pela avenida Medianeira. Cinco delas, tinham motivos de sobra para celebrar, pois estavam sendo oficialmente homenageadas:as Escola Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Francisca Weinmann, Vicente Farencena, São João Batista e a Escola Municipal de Ensino Infantil Darcy Vargas.
Também foram homenageados o Instituto de Educação Olavo Bilac, os Lions Clube Santa Maria Dores e Lions Clube Santa Maria Itararé, o 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon), a Base Aérea de Santa Maria e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS).
O desfile foi desenvolvido pela Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas 2022 é composta pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, 3ª Divisão de Exército, Universidade Federal de Santa Maria, Base Aérea de Santa Maria, Brigada Militar, Câmara de Vereadores, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, 13ª Região Tradicionalista, Câmara de Dirigentes Lojistas, União dos Escoteiros do Brasil, Arquidiocese de Santa Maria, Comando de Bombeiro Militar e Polícia Rodoviária Federal. A coordenação, organização e logística do desfile desta quarta-feira foi realizada pelo Gabinete do Prefeito, pelo chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, e pelo Subchefe do Gabinete do Prefeito, Carlos Alberto Uberti Vianna.
Além do prefeito e do vice, Rodrigo Décimo, acompanharam o desfile os secretários e secretárias de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; de Cultura, Rose Carneiro; de Educação, Lúcia Madruga; de Licenciamento e Desburocratização, Beloyannes Orengo de Pietro Junior; de Saúde, Guilherme Ribas; de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Martini Sanchotene; a controladora do Município, Carolina Lisowski; e o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez. Representando o Legislativo Municipal, esteve o vereador Valdir Oliveira.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria