Santa Maria, cidade que traz a devoção à Nossa Senhora em seu nome, está organizando o maior evento de turismo religioso da Região Central e um dos maiores do Estado.
Foi lançada nesta quarta-feira (9) a 80ª Romaria Estadual da Medianeira, celebração que conta com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura.
As atividades foram apresentadas pelo arcebispo da arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin.
As festividades ocorrem nos dias 10, 11 e 12 de novembro no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. A programação completa está disponível no documento em anexo.
“Enquanto Município e instituição, temos dialogado com Dom Leomar desde a sua vinda para Santa Maria. A partir desse diálogo, a Romaria passou de um super evento religioso, de um dia apenas, para se tornar um evento de turismo religioso, uma vez que o turista religioso exige pernoitar na cidade. É fundamental que a cidade perceba esta oportunidade, não só na questão religiosa e da devoção à Medianeira, mas como as oportunidades para a cadeia do turismo na totalidade. Aproveitar a oportunidade para cada vez pensar mais na maneira de acolher o romeiro, participante da Romaria, o que também rende frutos para a economia. Assim como no ano passado, vamos mobilizar a rede hoteleira para fazer pacotes especiais e oferecer ofertas diferenciadas para os visitantes que teremos na cidade durante estes três dias”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.
Na abertura oficial da tradicional festa dos romeiros, no dia 10 de novembro, o Altar Monumento será palco do show do grupo Família Lima e de bandas locais. Além de ampla programação de missas e shows, muitas novidades aguardam os devotos da Mãe Medianeira.
O tema desta edição é “Mãe Medianeira: 80 anos de graça e missão”, que inclui uma trezena móvel da Pré-Romaria, a ser realizada durante o mês de outubro.
A iniciativa levará a imagem da Mãe Medianeira para quatro cidades da região de abrangência da Arquidiocese de Santa Maria: São João do Polêsine, São Pedro do Sul, São Sepé e Júlio de Castilhos.
“Há 80 anos Santa Maria recebe os romeiros, que vêm de diferentes cidades em nome da fé. Quando falamos de cultura, enquanto aquilo que é singular e identifica uma cidade, podemos notar que a Romaria Estadual da Medianeira identifica Santa Maria, e faz parte da cultura da cidade. Desde o ano passado, a Secretaria de Cultura apoia esta celebração com a curadoria da programação cultural, que passou a fazer parte desta celebração. Cada vez mais a Romaria de Nossa Senhora Medianeira se consolida como um patrimônio cultural de Santa Maria”, afirma a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
O evento envolve o trabalho de cerca de 700 voluntários. A festa vai até domingo com a tradicional procissão, que sai da Catedral Metropolitana e segue até a Basílica da Medianeira. Ao final do domingo, ocorrerá a bênção da cidade, outra novidade desta edição.
“Nós queremos fazer memória à toda história, que começou lá em 1930 e chega aos dias de hoje. Esperamos que as pessoas que vierem para a Romaria Estadual da Medianeira possam ter uma experiência de espiritualidade. Por isso, o nosso Parque da Medianeira, nosso Santuário, o entorno, tudo está sendo preparado para melhor acolher. Acolher bem é evangelizar, e nós queremos que todos se sintam acolhidos. Convido todos os devotos, peregrinos, povo de Deus de perto ou de longe, para reservar esta data, 10, 11 e 12 de novembro. Três dias de festa mas, acima de tudo, de evangelização”, declara Dom Leomar.
O lançamento da 80ª Romaria contou com a presença do reitor do Santuário-Basílica, padre Cristiano Quatrin, de profissionais da imprensa e de voluntários que trabalham na organização do evento.
A Romaria tem apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura.
Fonte: Prefeitura de Santa Maria
Foto: Joedison Dornelles e Ariéle Ziegler