O Município de Santa Maria tem atuado intensamente, desde quarta-feira (6), na arrecadação de donativos que serão entregues às famílias atingidas pelas enchentes na região do Vale do Taquari.
Neste período de cinco dias, o Centro Desportivo Municipal (CDM) foi um dos locais onde as doações puderam ser feitas, sendo arrecadados alimentos não perecíveis, roupas e cobertores, colchões, água potável, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza.
Somadas, as doações chegam a aproximadamente 65 toneladas que serão enviadas, nesta segunda-feira (11), ao Centro de Distribuição da Defesa Civil, em Lajeado, cidade que ficará encarregada de realizar a entrega aos municípios atingidos pelas fortes chuvas. O prefeito Jorge Pozzobom acompanhará a distribuição.
As ações foram coordenadas pela Defesa Civil de Santa Maria, com o apoio da Prefeitura, de bombeiros civis, do Banco de Alimentos de Santa Maria, de grupos de escoteiros e voluntários.
As doações foram distribuídas em 10 caminhões: sete deles serão enviados nesta segunda-feira, sendo três contendo itens de higiene pessoal e material de limpeza; dois com alimentos não perecíveis; um com água potável; e um com colchões.
Ainda no sábado (9), três caminhões com roupas foram enviados a Lajeado.
“Sou muito grato pelo apoio recebido, pela colaboração que tivemos nestes dias. Não tenho palavras para descrever, é muita emoção. Mais de 60 pessoas ajudando diariamente, se doando para poder ajudar a quem mais precisa”, comentou o superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos.
Quem quiser entregar os donativos ou ser voluntário ainda pode se dirigir ao CDM, nesta segunda e terça-feira (12), das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
O foco maior agora é pelo pedido de itens de higiene, como fraldas infantis e geriátricas, materiais de limpeza e ração animal.
Quem pretende levar alimentos é recomendado que sejam de rápida preparação como macarrão, sardinha enlatada, barra de cereal, e bolacha. Como muitas cidades ficaram sem energia elétrica, também é importante a doação de lanternas, pilhas, velas e fósforos.
A fisioterapeuta Camila Dornelles, 41 anos, faz parte do grupo de escoteiros Henrique Dias e foi voluntária no sábado pela manhã. Na opinião dela, o povo santa-mariense, bem como o povo gaúcho, demonstrou sua solidariedade neste momento tão difícil.
ÁREAS DE RISCO EM SANTA MARIA
No sábado, uma equipe da Defesa Civil de Santa Maria esteve no Distrito do Passo do Verde para verificar o nível do Rio Vacacaí, não constatando alagamentos nas casas do balneário.
Já na cidade, as vilas Canário, no Bairro Perpétuo Socorro, e Bilibio, no Bairro KM3, foram visitadas e não corriam riscos de deslizamento. Ainda estavam previstas vistorias nos arroios Cadena e Cancela.
Antes, na sexta-feira (8), foi realizada uma vistoria na Barragem do DNOS, no Bairro Campestre do Menino Deus, para saber a situação do local. Também houve uma reunião para a deliberação do Plano de Contingência no Município devido às chuvas.
AJUDA PARA AS FAMÍLIAS DO VALE DO TAQUARI
COMO E ONDE DOAR:
CENTRO DESPORTIVO MUNICIPAL (CDM)
Rua Appel, 798, Bairro Nossa Senhora de Fátima
Dias e horários:
Segunda-feira (11) e terça-feira (12): das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h
Informações:
(55) 3174-1552
(55) 99110-7940 (WhatsApp)
Texto: Prefeitura de Santa Maria
Foto: João Alves (PMSM)