O Projeto Medianeira Instrumental terceira edição realiza sua 6ª apresentação no dia 20 de junho, domingo, às 11 horas da manhã com transmissão pelo Facebook do Projeto Medianeira Instrumental; Facebook e Instagram da CMP Produções Culturais.
A atração será o Quinteto Persch, de Porto Alegre, formado pelos acordeonistas Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Rodrigo Persch.
O quinteto iniciou suas atividades em 1999, tendo como objetivo, difundir o Acordeon através da música de câmara, demonstrando sua versatilidade e oportunizando a exploração do instrumento com repertório erudito.
O Quinteto Persch, é o único grupo de música erudita no Brasil com uma formação de cinco gaiteiros e que completa 22 anos de atividades ininterruptas em 2021.
Durante estes anos, o quinteto participou de concertos em teatros, auditórios, programações de Universidades e grupos artísticos como a Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara da ULBRA, XXII Festival Internacional de Música de Belém do Pará, II Festival Internacional SESC de Música de Pelotas, II Festival Internacional de Acordeon de Minas Gerais e o III Festival Internacional da Sanfona, realizado em Juazeiro, na Bahia.
Com três CDs gravados, o grupo roda o Brasil levando o som do acordeom, que também é chamado gaita e de sanfona, para os quatro cantos do Brasil. O instrumento é a base de grande parte das bandas tradicionalistas e faz parte do DNA da cultura gaúcha. Em 2019, o Quinteto Persch também participou do VII Concurso Nacional de Acordeon, no Chile.
O Projeto Medianeira Instrumental é uma produção da CMP Produções Culturais, através da Lei de Incentivo à Cultura Federal com realização da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo. O evento conta com o patrocínio da Rede de Farmácias São João, Camnpal, Pampeiro, Peruzzo Supermercados e Rede Super.
Franciele Volpatto/Assessoria de Comunicação