Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Civil apreendeu provisoriamente um adolescente de 17 anos no bairro Perpétuo Socorro. A apreensão foi solicitada pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria e decorreu de um homicídio, cometido no final da noite de 22 de julho, no Bairro São José, em Santa Maria.
Na ocasião, um homem de 38 anos foi covardemente executado a tiros no interior do estabelecimento comercial do qual era proprietário (denominado Artigas Carnes de Fundamento).
O adolescente apreendido confessou ser o autor dos disparos que mataram a vítima. Ele possui graves e diversos antecedentes policiais: um homicídio consumado, dois homicídios tentados, roubo majorado, associação criminosa e porte irregular de arma de fogo. O infrator foi recolhido ao CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo) de Santa Maria.
Em 22 de agosto, a DPHPP de Santa Maria desencadeou a Operação Artigas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Naquela ocasião, dois homens, de 32 e 35 anos e uma mulher de 41 anos foram presos temporariamente.
A motivação do homicídio é torpe. Segundo as investigações policiais, está relacionada à cobrança de supostas dívidas. A vítima já havia sido ameaçada, em razão disso, em pelo menos duas ocasiões. O homicídio foi premeditado e a execução, detalhadamente planejada. A ação de hoje foi coordenada pelo Delegado Gabriel Gonzales Zanella (titular da DPHPP) e recebeu apoio de policiais civis da 3ª DPRI, 2ª DP e 4ª DP de Santa Maria-RS.